Com a chegada do fim do ano, nada melhor do que aproveitar as festas com a família e os amigos para criar momentos leves, divertidos e cheios de união.
Para deixar esse período ainda mais especial, reunimos brincadeiras criativas que garantem boas risadas e muita interação.
A CNN Brasil preparou uma série de conteúdos para turbinar seu clima natalino: ideias de decoração para a árvore de Natal, livros, filmes, séries, músicas e até receitas para montar uma ceia deliciosa. É só escolher por onde começar e entrar de vez no espírito do Natal.
Principais dinâmicas e brincadeiras:
1. Amigo Secreto
A tradicional brincadeira das festas de fim de ano pode ser feita entre amigos, colegas de trabalho ou familiares. O objetivo é simples: trocar presentes de forma anônima, revelando quem tirou quem apenas no dia da confraternização.
Para participar, todos os nomes são colocados em um sorteio, e cada pessoa retira um nome que deve manter em segredo. Geralmente é definido um valor máximo e mínimo para o presente ou até um tema específico, como livros, chocolates, itens de beleza e etc.
No dia da festa, a revelação acontece de forma divertida: cada participante descreve seu amigo secreto por meio de características, manias ou gostos, sem mencionar o nome. Depois que todos tentam adivinhar, o presente é entregue e a brincadeira segue para o próximo participante.
2. Caça ao tesouro de presentes
Uma maneira lúdica de entregar os presentes de Natal ou em festas de fim de ano, transformando o ato de receber presentes em uma aventura. Ela pode ser adaptada com pistas, charadas e enigmas escondidas no local da confraternização.
O princípio é simples: em vez de o presente principal estar em um único local óbvio (como debaixo da árvore), o participante recebe uma primeira pista que o leva a um segundo local, onde há uma nova pista, e assim sucessivamente, até encontrar o “tesouro” (o presente final).
Ele pode estar escondido, por exemplo: dentro da máquina de lavar, no armário da cozinha, na geladeira ou em debaixo da cama.
3. Bolão e bingo de natal
Para o bolão, os participantes devem se reunir para fazer uma aposta coletiva em sorteios de loteria, principalmente na Mega da Virada, que tem um prêmio gigantesco e não acumula. O objetivo é aumentar as chances de ganhar, pois é possível apostar com mais números do que em um jogo individual, diluindo o custo entre os participantes.
Já para o bingo, cada pessoa deve comprar uma lembrancinha. O ideal é que ela possam ser para qualquer idade e sexo, como uma caixa de chocolate, uma squeeze de água ou uma caixinha de som. Também é necessário cartelas de bingo, um locutor sorteia e anuncia os números e itens.
4. Jogo de cartas e tabuleiros
Há diversas brincadeiras de cartas e tabuleiros para animar a noite de festas, pois promovem interação social, estimulam o raciocínio e garantem boas risadas, sem depender de tecnologia.
Jogos de cartas
- Truco, buraco, canastra ou porco;
- Dixit;
- Uno.
Jogos de tabuleiros
- Imagem & Ação;
- Jogo da vida;
- Banco Imobiliário.
5. Stop
O jogo exige agilidade mental e rapidez na escrita. Primeiro, são definidas categorias como nome, cidade, cor, animal e filme/série/novela. Depois, sorteia-se uma letra, e todos os participantes precisam preencher cada categoria com uma palavra que comece com essa letra.
O primeiro a terminar grita “STOP!” e todos param imediatamente. Na contagem de pontos, palavras únicas valem 10 pontos e palavras repetidas valem 5. No fim, quem acumular mais pontos vence.
Veja também ideias de presentes para acertar no amigo secreto neste fim de ano.
Papai Noel: conheça a origem do ícone do Natal e suas variações
