O Comando de Aviação do Exército (CavEx), em Taubaté (SP), recebeu na última segunda-feira (15) o primeiro dos doze novos helicópteros UH-60M Black Hawk, a versão mais moderna da aeronave, que passarão a integrar o EB, e devem ser usadas em diferentes tipos de missões.
Durante a entrega, a Força realizou uma cerimônia oficial, que contou com a presença do Comandante do Exército, General Tomás Paiva, e do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, General Amaro.

Em nota, o Exército afirmou que a chegada das novas aeronaves marcam um marcando um “importante avanço no processo de modernização dos meios aéreos da Força Terrestre”.
Além de ampliar a capacidade operacional, os helicópteros devem ser usados em missões como transporte de tropas, cargas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, entre outras.
Durante a solenidade realizada pelo Exército, o primeiro Black Hawk passou pelo tradicional “batismo”, comum na aviação para celebrar a chegada de novas aeronaves.
Veja abaixo:
Moderno, o Black Hawk oferece tecnologia avançada, com aviônicos digitais modernos, piloto automático de quatro eixos, GPS e radar meteorológico, recursos que elevam a consciência situacional e a segurança da tripulação.
Por ser equipado com motores mais potentes, o helicóptero pode atingir velocidades próximas a 300 km/h.
A aeronave tem capacidade para transportar até 12 militares sentados, além de 4 tripulantes, e cargas de até 4 toneladas.
Projetado para operação em ambientes hostis, o modelo também possui capacidade para emprego de metralhadoras e mísseis.
Segundo o Exército, a chegada das novas aeronaves deve substituir versões mais antigas que compõem a frota, que foram adquiridos na década de 90 e já estavam no final da vida útil.
Capacitação
Em 2024, 22 militares do CAvEx foram enviados para os Estados Unidos para uma formação inicial, que os capacitou a incorporar a aeronave à frota da Aviação do Exército de maneira integral.

Por ser um modelo com novas capacidades, a Aviação do Exército passou a formar os demais militares para manutenção e operação do novo modelo.
*Sob supervisão de Thiago Félix
