Conselho de Ética da Câmara dá início a oitivas de processos por motim

O Conselho de Ética da Câmara dá início às oitivas no âmbito dos processos disciplinares contra três parlamentares que participaram de motim no plenário da Casa.

Nesta terça-feira (9), o colegiado deve ouvir o deputado Zé Trovão (PL-SC), que é alvo de representação, além de testemunhas.

Até o momento, está confirmada a oitiva de testemunha indicada por Marcos Pollon (PL-MS), o deputado Coronel Meira (PL-PE). Também devem ser indicados nomes indicados por Marcel van Hattem (Novo-RS).

O colegiado analisa a conduta dos parlamentares durante a manifestação que bloqueou os trabalhos do plenário por mais de 30 horas em protesto à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Por recomendação da Corregedoria da Câmara e decisão da Mesa Diretora da Casa, foram encaminhadas ao colegiado representações contra três parlamentares: Marcos Pollon, Marcel van Hattem e Zé Trovão. A medida resultou na abertura de processos disciplinares.

As ações pedem a suspensão temporária dos mandatos dos parlamentares pela ocupação do plenário da Casa no início de agosto. Os congressistas foram alvo de representações enviadas pela Mesa Diretora, após recomendação do corregedor da Câmara, deputado Diego Coronel (PSD-BA).

Marcos Pollon é alvo de duas ações: uma de suspensão por 90 dias por declarações difamatórias contra o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) e uma de 30 dias pela obstrução à cadeira de presidente.

Van Hattem e Zé Trovão também foram alvo de ação para a suspensão do mandato por 30 dias por terem impedido Hugo Motta de assumir a presidência.

Senado se antecipa ao STF e inclui na pauta PEC do Marco Temporal

O Senado Federal tem na pauta do plenário desta terça-feira (8) a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que estipula um marco temporal para...

Relator apresenta parecer da PEC da Segurança a líderes nesta terça

O relator da PEC da Segurança Pública, deputado federal Mendonça Filho (União-PE), deve apresentar nesta terça-feira (9) o seu parecer em reunião com líderes...

Quarto onde Cazuza foi internado ganha escultura no mês contra o HIV

No mês dedicado ao combate ao HIV e à Aids, o quarto onde Cazuza esteve internado no Rio de Janeiro ganha uma homenagem especial...