Copa do Brasil: Vasco volta a uma decisão nacional após 14 anos

Ao derrotar o Fluminense nos pênaltis nesse domingo (14/12), o Vasco garantiu um lugar na final da Copa do Brasil após 14 anos longe de uma decisão nacional. A última vez que o Cruzmaltino chegou próximo de um título deste nível foi em 2011, com a equipe popularizada entre os torcedores como “Trem Bala da Colina”.

Naquele ano, o Vasco iniciou a campanha vitoriosa em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, com goleada. A equipe carioca encarou o Comercial–MS e venceu por 6 x 0. Passou ainda por ABC–RN e Náutico, antes de encarar o Athletico-PR nas quartas.

Copa do Brasil: Vasco volta a uma decisão nacional após 14 anos - destaque galeria3 imagensCruzmaltino derrotou o Coritiba na decisão.Equipe era conhecida como "Trem Bala da Colina".Fechar modal.MetrópolesVasco foi campeão da Copa do Brasil em 2011.1 de 3

Vasco foi campeão da Copa do Brasil em 2011.

Heuler Andrey/LatinContent via Getty ImagesCruzmaltino derrotou o Coritiba na decisão.2 de 3

Cruzmaltino derrotou o Coritiba na decisão.

Heuler Andrey/LatinContent via Getty ImagesEquipe era conhecida como "Trem Bala da Colina".3 de 3

Equipe era conhecida como “Trem Bala da Colina”.

Heuler Andrey/LatinContent via Getty Images

Sufoco nas quartas, alívio na semifinal

Diante dos paranaenses, dois jogos duros. O primeiro, na antiga Arena da Baixada, terminou em empate por 2 x 2. No duelo de volta, em São Januário, nova igualdade no placar, desta vez em 1 x 1. O resultado garantiu o Vasco na semifinal por ter mais gols marcados fora de casa.

Por uma vaga na decisão, o Gigante da Colina enfrentou o Avaí, empatando o primeiro jogo por 1 x 1 em casa. O segundo confronto foi disputado em Florianópolis, com o Vasco vencendo por 2 x 0. A equipe carioca estava na decisão do torneio.

Final contra o Coritiba

A final, disputada entre Vasco e Coritiba, tinha o Cruzmaltino como amplo favorito. A euforia aumentou com o resultado do jogo de ida em São Januário: vitória por 1 x 0.

O duelo de volta continuou com o Vasco em alta. Alecsandro abriu o placar para os cariocas aos 12 minutos. Contudo, foi necessário conter os ânimos, já que Bill e Davi viraram o jogo para o Coritiba ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Éder Luis fez o gol do empate, mas viu Willian dar a vitória ao Coxa. No entanto, o Vasco ficou com o título por conta do gol fora de casa.

A equipe do Vasco terá mais uma chance de conquistar a Copa do Brasil. O Cruzmaltino encara o Corinthians em dois jogos: o primeiro, na Arena Corinthians, nesta quarta-feira (17/12), às 21h30. A partida de volta será jogada no domingo (21/12), no Maracanã, às 18h30.

O caminho do Vasco na Copa do Brasil de 2011:

1ª fase:

  • Comercial–MS 1 x 6 Vasco.

2ª fase:

  • ABC–RN 0 x 0 Vasco;
  • Vasco 2 x 1 ABC–RN.

Oitavas de final:

  • Náutico 0 x 3 Vasco;
  • Vasco 0 x 0 Náutico.

Quartas de final:

  • Athletico-PR 2 x 2 Vasco;
  • Vasco 1 x 1 Athletico-PR;
  • Vasco classificado pelo critério de gol fora de casa, vigente na época.

Semifinal:

  • Vasco 1 x 1 Avaí;
  • Avaí 0 x 2 Vasco.

Final:

  • Vasco 1 x 0 Coritiba;
  • Coritiba 3 x 2 Vasco;
  • Vasco campeão pelo critério de gol fora de casa, vigente na época.



Fonte: Metrópoles

Paulinho tem evolução no Palmeiras, mas retorno ainda é indefinido

Nesta segunda-feira (15/12), o Palmeiras atualizou o quadro de recuperação de Paulinho, que se recupera de uma cirurgia de fratura de estresse na tíbia....

Corinthians abre venda de ingressos para final contra o Vasco; confira

O Corinthians iniciou nesta segunda-feira (15/12) a venda de ingressos para o jogo de ida da final da Copa do Brasil. O Timão encara...

Futuro de Thiago Silva no Fluminense está em xeque após eliminação

Ídolo do Fluminense, Thiago Silva pode estar vivendo os últimos momentos com a camisa do Tricolor das Laranjeiras. Após o clube ser eliminado da...