A Copa do Mundo desembarca no Brasil em 2027 e terá uma missão valiosa em jogo: reestruturar a forma como os fãs de esporte enxergam o futebol feminino. É o que pensa Jill Ellis, diretora da Fifa, que esteve em Brasília no início do mês de dezembro para uma reunião de alinhamento com o govero. Em entrevista ao Metrópoles, a ex-treinadora campeã do mundo afirmou, com certeza no olhar, que o progresso será claro com a chegada do torneio ao país.
Assista à entrevista na íntegra:
“Quando um país sedia a Copa do Mundo, e especialmente a Copa do Mundo Feminina, certamente traz um grande foco para isso, e eu acho que é isso que vai acontecer. É isso que mostra o poder do esporte. Tendo sido uma mulher no esporte por muitos e muitos anos, eu vi a gente progredir, mas ainda temos muito o que aprender, questionar e educar”, declarou Jill Ellis, sobre uma possível mudança na visão popular sobre o futebol feminino.
Para a diretora de futebol da Fifa, a tendência é que, com a chegada de um evento como a Copa Feminina ao Brasil, o olhar sobre o esporte se torne menos focado no gênero, e mais volta à habilidade e técnica das atletas. “Aos torcedores eu digo: ‘tente, dê uma chance’. Porque quando você fizer isso, vai ficar impressionado com o nível de atletismo que essas mulheres apresentam”, afirmou Ellis.
A ex-treinadora da seleção feminina dos Estados Unidos esteve no Brasil no dia 2 de novembro, quando se reuniu com representantes do governo para alinhar questões organizacionais sobre a chegada do evento ao país. Ellis destacou o potencial que o Brasil tem para desenvolver com a chegada da Copa do Mundo e esclareceu parte da agenda até o início do torneio, em 2027.
Leia também
-
Fifa parabeniza Brasília por estar entre cidades-sede da Copa Feminina
-
Com Arena BRB, confira os estádios da Copa do Mundo Feminina 2027
-
Além de Brasília, veja todas as sedes da Copa do Mundo Feminina 2027
“Provavelmente vamos lançar a nossa marca aqui (Brasil) no início do ano, em 2026, e realmente começar a aumentar a energia e conscientização da chegada da Copa no país. E neste momento será quando começaremos a organizar a agenda (de jogos)”, respondeu Jill sobre a definição de sedes para as partidas de mata-mata da Copa do Mundo.
Seleção Brasileira
Campeã do Mundo com os Estados Unidos em 2015 e 2019, Jill Ellis ainda acompanha de perto o futebol das seleções, mas, agora, da cadeira de diretora da Fifa. A ex-treinadora provou estar por dentro do recente sucesso da Seleção Brasileira e projeta um grande torneio para a equipe, que jogará em casa, em 2027.
“Ele (Arthur Elias) é fantástico. Treinar no cenário moderno é muito desafiador. Sabe, você não está lidando só com os torcedores no estádio, você tem as redes sociais, a pressão e a expectativa para lidar também”, começou Jill.
Ellis ainda destacou o desempenho recente da Seleção Brasileira e reforçou a importância do trabalho de Arthur Elias em mesclar jovens talentos e veteranas na equipe verde e amarela. Para a diretora da Fifa, este é um dos grandes diferenciais da Amarelinha.
“Acho que uma das coisas mais importantes que ele construiu foi o gosto por vencer. Ganhar a Copa América Feminina, estar no pódio das Olimpíadas. Quando as equipes provam o sucesso, elas querem mais, e isso aumenta a sua confiança. Então, acho que ele está posicionando o Brasil para estar em uma posição de ser competitivo. Acho que eles ficariam decepcionados se não subissem ao pódio em 2027”, concluiu a diretora da Fifa.
Fonte: Metrópoles

