Vasco e Corinthians garantiram seus lugares na decisão da Copa do Brasil 2025 na noite desse domingo (14/12). O Gigante da Colina superou o Fluminense na semifinal, enquanto o Timão despachou o Cruzeiro.
A rivalidade entre paulistas e cariocas coleciona partidas históricas. Este será o 6º confronto entre cruzmaltinos e alvinegros em torneios mata-mata, com ampla vantagem corintiana.



Matheus Bidu, jogador do Corinthians.
Riquelve Nata/Sports Press Photo/Getty Images
Rayan, jovem estrela do Vasco.
Matheus Lima/Vasco
Vasci eliminou o Fluminense.
Matheus Lima/Vasco
Corinthians despachou o Cruzeiro.
Riquelve Nata/Sports Press Photo/Getty Images
Confira os confrontos entre Corinthians e Vasco em mata-mata:
- Copa do Brasil 1995 – Corinthians 5 x 0 Vasco / Vasco 0 x 1 Corinthians – semifinal
- Mundial de Clubes da Fifa 2000 – Vasco 0 x 0 Corinthians (4 x 3 nos pênaltis) – final
- Copa Sul-Americana 2006 – Vasco 0 x 1 Corinthians / Corinthians 3 x 1 Vasco – fase de playoff 2
- Copa do Brasil 2009 – Vasco 1 x 1 Corinthians / Corinthians 0 x 0 Vasco (Corinthians classificado no critério de gol fora) – semifinal
- Copa Libertadores 2012 – Vasco 0 x 0 Corinthians / Corinthians 1 x 0 Vasco – quartas
O primeiro duelo foi justamente em uma partida de Copa do Brasil. Na semifinal de 1995, o Corinthians venceu por 6 x 0 no agregado, com 5 x 0 no jogo de ida e 1 x 0 na volta.
Em 2000, Vasco e Corinthians voltaram a protagonizar uma partida de grande apelo. As equipes disputaram o título do Mundial de Clubes da Fifa. Com o Maracanã lotado, com cerca de 73 mil torcedores, os rivais ficaram no 0 x 0. Nas penalidades, Edmundo chutou para fora e o Timão conquistou o título.
Leia também
-
Fotógrafo que ficou sem credencial registra vitória do Corinthians
-
Jogador do Corinthians provoca rival após eliminar o Cruzeiro
-
Copa do Brasil: Vasco e Corinthians disputam a final da competição
-
Coincidência? Relação de 2009 e Estudiantes com sucesso do Corinthians
Última “decisão” foi em confronto continental
O último duelo entre os times em torneios de mata-mata ainda está na memória de corintianos e cruzmaltinos. A Copa Libertadores de 2012 contou com Corinthians e Vasco nas quartas de final, que muitos trataram como uma “final antecipada”.
O primeiro jogo ficou em 0 x 0 em São Januário. Já o segundo, foi uma verdadeira epopeia. Aos 17 minutos da segunda etapa, o Vasco teve a grande oportunidade de abrir o placar: em contra-ataque após erro do lateral Alessandro, Diego Souza ficou cara a cara com o goleiro Cássio. O camisa 10 vascaíno tentou chutar no canto, mas o arqueiro corintiano levou a melhor.
Aos 43 minutos, em cobrança de escanteio, Paulinho subiu mais alto que a zaga para fazer o gol da vitória e da classificação para a semifinal do torneio continental, conquistado pelo Timão naquela temporada.
Corinthians e Vasco jogam a primeira partida da final da Copa do Brasil nesta quarta-feira (17/12), às 21h30, Neo Química Arena, em São Paulo. A volta está marcada para domingo (21/12), às 18h, no Maracanã.
Fonte: Metrópoles


