CPMI do INSS: ex-coordenador nega irregularidades ao depor coercitivamente

O ex-coordenador-geral de pagamentos e benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) Jucimar Fonseca da Silva depôs à CPMI (comissão parlamentar mista de inquérito) nesta terça-feira (2). Durante a oitiva, ele negou ciência de irregularidades ao tomar decisões que permitiram descontos fraudulentos.

O ex-servidor sofreu condução coercitiva após ser localizado pela Polícia Legislativa no estado do Amazonas. Solicitado pelo colegiado, o procedimento funciona como uma autorização para que a polícia leve uma pessoa à força para depor.

O depoimento de Jucimar, apesar de esperado pelos deputados e senadores, vinha sendo adiado por meio da apresentação de atestado médico pela defesa. Jucimar foi afastado do cargo em abril deste ano, quando a operação da PF (Polícia Federal) sobre fraudes e irregularidades no instituto foi deflagrada.

Conforme aponta a investigação, Jucimar participou do processo que levou à autorização do desbloqueio em lote para inclusão de descontos associativos a pedido da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

Questionado na CPMI se, na ocasião, sabia do alto número de reclamações, Jucimar disse que a ouvidoria mandava relatórios e “os números não eram esses”. “Eu soube pela mídia, mas oficialmente o que nós tínhamos lá…”, disse.

À CPMI, Jucimar negou ainda ter recebido qualquer propina e afirmou que os critérios que levaram à sua nomeação eram técnicos.

“Eu era um Coordenador-Geral e sobre a minha… Eu estava sob a autoridade hierárquica do Diretor de Benefícios, do Presidente do INSS, portanto eu não tinha poder decisório sobre essas questões que estão sendo apontadas pela CPI”, destacou.

Jucimar disse ainda que nunca assinou autorização de pagamento porque “não era ordenador de despesa para pagamento de entidade”, mas que apenas acompanhava.

Vice-governadora Mailza participa da eleição do novo presidente do Consórcio da Amazônia Legal

Os trabalhos do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento da Amazônia Legal (CAL) foram retomados na manhã desta quinta-feira, 29, por meio de uma reunião online,...

Deracre avança na base da pavimentação da Estrada Dias Martins, em Rio Branco

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), avança nesta quinta-feira, 29, na pavimentação da...

Tribunal de Justiça do Acre instrui Iteracre e tem atuação forte na regularização fundiária rural em Tarauacá

O Tribunal de Justiça do Acre está diretamente envolvido no processo de regularização fundiária rural do município de Tarauacá, com destaque para a regularização...