Um adolescente de 16 anos foi apreendido, na última quinta-feira (18), suspeito de extorsão a um provedor de internet em Graça, no interior do Ceará, após a empresa supostamente se recusar a pagar uma “taxa” exigida por criminosos do CV (Comando Vermelho). Durante a ação, a polícia apreendeu roteadores, carregadores e conectores de fibra óptica.
Segundo a PCCE (Polícia Civil do Estado do Ceará), o adolescente foi localizado na zona rural de Graça, no bairro Pitombeira. Ele foi conduzido à 1ª Delegacia de Polícia Civil de Sobral e autuado por ato infracional análogo à extorsão e à participação em organização criminosa.
O caso segue sob investigação da Delegacia de Pacujá.
Leia também: TCP queima barco de R$ 1,8 mi no Ceará após dono se recusar a pagar “taxa”
A apreensão ocorreu um dia após câmeras de segurança registrarem um ataque a cabos de internet de um provedor local, na noite de quarta-feira (17). As investigações indicam que a facção realiza retaliações contra empresas que se recusam a pagar as “taxas” e exige pagamentos para permitir o funcionamento do serviço.
“Franquias de facções do Rio disputam territórios no Ceará; entenda
Desde março de 2025, mais de 84 pessoas suspeitas de envolvimento em crimes contra provedores de internet foram capturadas no Ceará, segundo a SSPDS (Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social). Entre os alvos estão donos de provedores clandestinos, executores dos ataques e mandantes de ameaças, homicídios e tráfico de drogas.

