Dados do IBGE indicam crescimento de área para pastagem no Brasil

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou dados que apontam para um aumento das áreas de pastagens e agrícolas em todo país.

A análise, que considerou o período entre os anos 2000 e 2020, verificou que o avanço dessas atividades ocorreu sobre áreas de vegetação natural. O estudo está detalhado na publicação “Território e Meio Ambiente – Estatísticas por Macrorregiões Hidrográficas”, divulgado nesta segunda-feira (8).

Entre 2000 e 2020, todas as macrorregiões hidrográficas (MacroRHs) foram afetadas por alterações de cobertura e de uso da terra devido às atividades humanas, tanto em áreas florestais quanto não florestais.

Amazônia: temperatura marca 1,5°C acima da média; limite do Acordo de Paris

Expansão nas macroregiões Amazônica e Tocantins-Araguaia

As MacroRHs que apresentaram a maior variação no uso da terra, com o avanço de áreas agrícolas, silvicultura e pastagens, foram a Amazônica e a Tocantins-Araguaia.

Amazônia está no limite da degradação, diz pesquisador

Em termos proporcionais, a região Amazônica registrou o maior incremento de áreas afetadas, com um aumento de 80,78% no período analisado. Essa área passou de 264.896 km² em 2000 para 478.882 km² em 2020.

Entenda o que é a Floresta Amazônica e por quais países se estende além do Brasil

A pressão das atividades humanas sobre o território resultou em perdas significativas de áreas naturais. As maiores perdas proporcionais de áreas naturais florestais e não florestais ocorreram, respectivamente, nas áreas do Tocantins-Araguaia e do Paraná.

Na região Tocantins-Araguaia, a redução foi de 28,67%, equivalente a 78.027 km², enquanto na do Paraná, a perda foi de 27,75%, equivalente a 22.607 km².

Ex-BBB Lucas Chumbo volta a ser campeão nas ondas gigantes de Nazaré

O brasileiro Lucas “Chumbo” Chianca sobreviveu a dois violentos acidentes para conquistar mais um título do desafio de ondas gigantes Nazaré Big Wave Challenge,...

Prefeito: Tiroteio ocorreu no prédio de engenharia e física de universidade

O tiroteio deste sábado (13) nos Estados Unidos ocorreu no edifício Barus and Holley da Universidade Brown, de acordo com o prefeito de Providence,...

Após críticas, Hugo Motta retoma proteção policial para líder do PSOL

A líder do PSOL na Câmara, Talíria Petrone (PSOL-RJ), teve a escolta da Polícia Legislativa retirada após decisão do presidente da Câmara dos Deputados,...