Decisão de Gilmar sobre impeachment no STF é escandalosa, diz Vieira à CNN

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) criticou duramente, em entrevista ao Bastidores CNN, a decisão do ministro Gilmar Mendes que definiu, nesta quarta-feira (3), que apenas a PGR (Procuradoria-Geral da República) pode solicitar o impeachment de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). O senador classificou a medida como “escandalosa” e apontou uma possível violação ao princípio da separação dos Poderes.

Segundo Vieira, a decisão representa uma ruptura dos limites constitucionais e cria uma restrição indevida ao sistema de freios e contrapesos previsto na Constituição. “Parece muito mais uma medida de autoproteção, alguém que tem uma necessidade de criar uma camada adicional de proteção para eventuais apurações da sua conduta”, declarou.

Apesar do momento de intensa atividade legislativa, próximo ao recesso parlamentar, o senador indicou que haverá uma resposta institucional à decisão. Vieira enfatizou a ausência de fundamentação legal e constitucional para a medida, que atendeu a uma solicitação do atual procurador-geral da República, Paulo Gonet.

O parlamentar também fez uma análise mais ampla do cenário político em Brasília, apontando para um padrão de comportamento da elite brasileira. “A gente aqui de Brasília tem a clareza do que vem acontecendo, nós temos uma elite no Brasil que procura sucessivamente se blindar, se proteger”, afirmou.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Recuo da pobreza no Brasil mostra dependência de benefícios, diz analista

A população brasileira em situação de extrema pobreza registrou uma queda significativa, passando de 4,4% para 3,5% entre 2023 e 2024, conforme dados divulgados...

Netanyahu boicota votação em apoio ao plano de Trump em Gaza

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e sua coalizão boicotaram nesta quarta-feira (3) uma votação no Knesset, a Assembleia Legislativa de Israel, que teria endossado...

Saiba motivo do barraco entre assessora de Belo e amiga de Rayane Figliuzzi

O que era para ser um jantar de boas-vindas para Rayane Figliuzzi após a influenciadora retornar do confinamento em A Fazenda 17 acabou em...