A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para a mudança nas condições do tempo no estado a partir desta terça-feira (16). O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também alertou para chuva forte na região Sudeste do Brasi a partir desta terça.
Segundo a Defesa Civil, o avanço de uma frente fria pela costa paulista durante a tarde deve intensificar a instabilidade no clima, fator que facilita a queda nas temperaturas e a ocorrência de temporais de forma generalizada, acompanhados de raios e rajadas de vento.
O órgão destacou ainda que os maiores volumes de chuva são esperados na faixa litorânea, especialmente na Baixada Santista e no litoral Norte, onde há maior risco para alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra.
“A Defesa Civil reforça a importância de atenção às áreas mais vulneráveis, evitando locais alagados, encostas e regiões com histórico de deslizamentos, além de acompanhar os avisos oficiais pelos canais institucionais”, completou.
Segundo o alerta do Inmet, que tem início às 12h de hoje, a previsão é que chova entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia até a quarta-feira (17). Entre as regiões que estão na zona de risco para o temporal destacam-se: Vale do Paraíba, metropolitana de São Paulo, Macro Metropolitana Paulista, litoral Sul e a cidade de Campinas.
Chuvas perdem intensidade
Para esta quarta, a Defesa Civil aponta que as chuvas devem perder intensidade, momento em que as temperaturas também ficam mais amenas. Na capital paulista, a máxima prevista é de aproximadamente 22 °C.
Segundo o Climatempo, “esse padrão marca o início de um período mais ameno, com redução do abafamento que predominou nos dias anteriores”.
