Descarrilamento de trem deixa ao menos 13 mortos no México

Ao menos 13 pessoas morreram e 98 ficaram feridas aós o descarrilamento de um trem interoceânico com 250 pessoas abordo neste domingo (28), no estado de Oaxaca, no sul do México, informaram autoridades locais.

A Marinha mexicana afirmou que o trem, que descarrilou perto da cidade de Nizanda, transportava nove tripulantes e 241 passageiros. Desses, 139 estavam fora de perigo, enquanto 98 ficaram feridos, incluindo 36 que receberam atendimento médico.

A presidente Claudia Sheinbaum afirmou em publicação na rede social X que cinco dos feridos estavam em estado grave e acrescentou que autoridades foram enviadas ao local para prestar assistência às famílias das vítimas.

“A Marinha Mexicana me informou que, tragicamente, 13 pessoas morreram no acidente do trem interoceânico; 98 ficaram feridas, cinco delas em estado grave. Os feridos estão nos hospitais do IMSS em Matías Romero e Salina Cruz, bem como nos hospitais do IMSS-Bienestar em Juchitán e Ixtepec.

Instruí o Secretário da Marinha e o Subsecretário de Direitos Humanos do Ministério do Interior a se deslocarem até o local e prestarem assistência pessoal às famílias; os representantes do IMSS e do IMSS-Bienestar também estarão presentes.

O Ministério do Interior coordenará os esforços. Agradeço o apoio do Governador de Oaxaca e sua equipe. Continuaremos a fornecer atualizações.”

A Procuradoria-Geral da República do México já abriu um inquérito sobre o incidente.

O Trem Interoceânico, inaugurado em 2023 durante o governo do ex-presidente Andrés Manuel López Obrador, faz parte do projeto do Corredor Interoceânico.

A iniciativa foi concebida para modernizar a ligação ferroviária através do istmo de Tehuantepec, conectando o porto mexicano de Salina Cruz, no Pacífico, com Coatzacoalcos, na costa do Golfo do México.

Carol Macharethe da Viradouro destaca peso de ser referência para jovens

Musa da Viradouro e namorada do cantor MC Cabelinho, Carol Macharethe esteve no sambódromo pela escola no segundo dia de desfiles do Grupo Especial...

Diogo Almeida celebra enredo sobre Carolina Maria de Jesus

Diogo Almeida marcou presença na concentração da Unidos da Tijuca, na madrugada dessa terça-feira (17), durante os desfiles das escolas de samba do Grupo...

Tijuca exalta literatura brasileira ao concluir 2ª noite de desfiles no Rio

A escola de samba Unidos da Tijuca homenageou a escritora Carolina Maria de Jesus no Carnaval de 2026 ao encerrar a segunda noite de...
Sair da versão mobile