Dezembrite: psicóloga conta por que o fim de ano afeta a saúde mental

Tradicionalmente associado a festas, reencontros familiares e celebrações, o mês de dezembro também pode representar um período de maior vulnerabilidade emocional.

Para muitas pessoas, o acúmulo de demandas psicológicas, somado às expectativas sociais de felicidade, resulta em aumento de ansiedade, irritabilidade e tristeza.

Leia também

Esse fenômeno, cada vez mais reconhecido por profissionais da área, ganhou o nome popular de “dezembrite”, ou síndrome do fim do ano, e acende alertas importantes para a saúde mental.

Especialistas explicam que o fim de ano concentra fatores simbólicos e culturais que intensificam o sofrimento psíquico. A ideia de “fechar o ano bem”, a pressão por metas cumpridas, o cansaço acumulado ao longo dos meses e o enfrentamento de perdas recentes funcionam como gatilhos emocionais.

Além disso, a cobrança implícita para demonstrar alegria constante durante as festas pode gerar frustração e sentimentos de inadequação. Para a psicóloga Fernanda Macedo, diretora da LIFE DH, esse cenário tende a ser agravado pelo isolamento emocional.

“Durante as festas, muitas pessoas sentem que precisam corresponder a um clima de felicidade permanente. Quando isso não acontece, surgem sensações de incapacidade e de não pertencimento”, explica.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.



Fonte: Metrópoles

Academia anuncia que Oscar será transmitido no YouTube a partir de 2029

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou que a partir de 2029 o Oscar será transmitido no Youtube. O acordo acontece...

Chefe da ONU conversa por telefone com Maduro e pede redução de tensões

O secretário-geral da ONU, António Guterres, conversou por telefone com o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, e reafirmou a necessidade do respeito ao direito...

Sabino se torna o 14º ministro a deixar o governo Lula

Celso Sabino (sem partido) se tornou o 14º ministro a deixar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O mandatário anunciou...