Nesta temporada do Fifa The Best, a principal premiação individual organizada pela entidade máxima do futebol para eleger os maiores destaques do futebol mundial, um nome chamou atenção por sua ausência: Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid. O brasileiro é o atual vencedor do prêmio na edição passada.
Apesar de ter sido considerado um dos melhores jogadores do mundo recentemente, o camisa 7 brasileiro não aparece entre os indicados ao prêmio de melhor jogador da temporada 2025. A Fifa elegerá o principal destaque do último ano nesta terça-feira (16/12), em cerimônia que será realizada às 14h (de Brasília), no Catar.
A lista de finalistas divulgada pela Fifa em novembro trouxe atletas como Raphinha, Kylian Mbappé, Harry Kane e Lamine Yamal. O atacante do Barcelona é o único brasileiro na disputa principal.



Guillermo Martinez/NurPhoto via Getty Images
Vini Jr. esteve em campo no El Clásico, contra o Barcelona.
Pedro Salado/Getty Images
Barcelona é o vice-líder da La Liga.
Fora dos indicados
A principal explicação para a ausência de Vinícius Júnior tem relação com o desempenho do atleta ao longo do período de avaliação usado pela Fifa para a eleição. A entidade considera o atuações entre agosto de 2024 e agosto de 2025 para avaliar o jogador que receberá o prêmio.
No período em questão, Vini Jr. atuou em 58 partidas, marcou 22 gols e deu 16 assistências. Apesar dos números relevantes, o desempenho caiu consideravelmente quando comparado à temporada anterior, de 2023/24, em que o brasileiro anotou 24 tentos e 9 assistências em apenas 39 jogos.
Comparando as últimas duas temporadas, Vini Jr. teve média de 0,65 participação em gols por partida na atual temporada. O número sobe para 0,84 contribuição a tentos por jogo ao analisar os dados de 2023/24.
Jornais europeus ainda destacaram que o atacante passou grande parte da temporada sem marcar gols pelo clube Merengue e afirmaram que suas atuações ficaram abaixo do esperado para um candidato ao prêmio principal. O fator pode ter influenciado a colocação do brasileiro fora dos 11 indicados ao prêmio de melhor jogador.
Na premiação da Fifa, além de capitães e técnicos da seleções nacionais, jornalistas de países filiados e torcedores também participam da votação que elege o melhor jogador do mundo na temporada.
Fonte: Metrópoles

