Ícone do site O SERINGAL

Espanha investiga 5 laboratórios por possível vazamento de peste suína

espanha-investiga-5-laboratorios-por-possivel-vazamento-de-peste-suina

Espanha investiga 5 laboratórios por possível vazamento de peste suína

As autoridades da Catalunha informaram neste sábado (6/12) que estão investigando cinco laboratórios por um possível vazamento da peste suína africana que atinge a Espanha. A situação acendeu um alerta em toda a Europa, principalmente porque o país é o maior produtor de carne suína do continente.

O comunicado foi feito pelo presidente da Generalitat — o autogoverno da Catalunha —, Salvador Illa, que determinou auditorias em todos os centros de pesquisa que trabalham com o vírus. O principal foco das autoridades é o Centro de Pesquisa em Saúde Animal, localizado no campus da Universidade Autônoma de Barcelona.

As investigações indicam que o surto pode ter origem laboratorial, especialmente devido à composição genética do vírus, que difere da cepa atualmente circulante em outros países da Europa.

Leia também

Antes disso, a principal hipótese para a origem da doença era um sanduíche recheado em mau estado de conservação, trazido de algum país de fora da União Europeia.

“Solicitamos uma auditoria de todas as instalações, de todos os centros que, na zona de risco de 20 quilômetros, trabalham com o vírus da peste suína africana”, disse Salvador Illa. “Existem apenas alguns centros, não mais do que cinco”, acrescentou o presidente.

Apesar das suspeitas, 80 mil porcos de 55 fazendas localizadas na zona de risco seguem saudáveis e poderão ser disponibilizados para consumo humano seguindo protocolos.

Vírus

Os dados mais recentes divulgados pela Catalunha mostram que o vírus foi encontrado apenas em 13 javalis mortos, perto de Barcelona — sendo este o terceiro surto identificado na Espanha desde 1994. A doença é inofensiva para humanos, mas tem taxa de mortalidade próxima de 100% em porcos e javalis.


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile