Estudo aponta qual ingrediente comum potencializa benefícios da couve

A couve é amplamente reconhecida como um vegetal nutritivo. Rica em vitaminas (como A, C e K), minerais, fibras e compostos antioxidantes — incluindo carotenóides e flavonoides —, a couve oferece múltiplos benefícios ao organismo. 

Esses nutrientes contribuem para a ação antioxidante, fortalecimento do sistema imunológico, saúde óssea e muscular, além de favorecer o funcionamento do sistema nervoso.

Pesquisadores da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, publicaram um estudo no periódico Food Nutrition em 2 de dezembro mostrando que diferentes métodos de preparo da couve interferem na absorção desses nutrientes.

Segundo os cientistas, quando a couve — crua ou cozida — é consumida com um molho ou tempero à base de óleo (como o azeite de oliva), a absorção dos carotenóides (um tipo de antioxidante presente na couve) pelo organismo é significativamente maior.

Leia também

Segundo a equipe, isso acontece porque os carotenóides são compostos lipossolúveis — ou seja, dependem de gordura para serem devidamente dissolvidos e transportados no trato digestivo.

O azeite ajuda a formar estruturas chamadas “micelas mistas”, que favorecem essa dissolução e facilitam a absorção intestinal. O experimento considerou couve crua e cozida, mostrando que a adição do azeite torna o benefício válido em ambas as formas.

A importância prática para o dia a dia

Esse achado tem impacto direto na forma como podemos preparar e consumir a couve para aproveitar melhor seu valor nutricional. Mesmo quem prefere cozinhar a verdura — como costuma ser comum no Brasil — pode se beneficiar da adição de azeite.

Basta despejar um pouco de azeite ou usar um molho à base de azeite de oliva extravirgem para garantir que os carotenóides e outros nutrientes lipossolúveis sejam mais bem absorvidos pelo organismo.

Além disso, o uso moderado de azeite não despreza os demais benefícios da couve — como fibras, vitaminas e minerais — e ajuda a tornar a refeição mais nutritiva e equilibrada.

O estudo reforça que a saúde não depende apenas dos alimentos escolhidos, mas também da forma de preparo e combinação. No caso da couve, o simples ato de combiná-la com azeite — mesmo em pequenas quantidades — pode fazer diferença na absorção de antioxidantes e vitaminas lipossolúveis, ampliando seus benefícios à saúde.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Maioria da população mundial consome pouco ômega-3, afirma estudo

A maior parte da população mundial não está consumindo a quantidade recomendada de ômega-3. É o que diz uma revisão científica realizada pela Universidade...

Ginecologista explica se fluxo intenso na menstruação é normal

A menstruação não é uma experiência idêntica para todas as pessoas com útero. Algumas praticamente não sentem cólica, enquanto outras sentem; algumas sentem mais...

A gafe de Pedro Bial que fez Andrea Bocelli abandonar programa

Pedro Bial relembrou um episódio desconfortável que viveu durante uma entrevista com Andrea Bocelli. O italiano deixou a conversa após o apresentador fazer uma...