F1: relembre anos que terminaram com três pilotos na briga pelo título

Neste domingo (7/12), a Fórmula 1 encerra a temporada 2025 com a definição do título em Abu Dhabi. E a decisão terá um ingrediente raro que não ocorre desde 2010: três concorrentes chegam à prova final com chances matemáticas de serem campeões — Lando Norris, Max Verstappen e Oscar Piastri.

O trio chega separado por apenas 16 pontos — Norris tem 408, Verstappen aparece com 396 e Piastri soma 392 — o que transforma a etapa em Yas Marina na final mais disputada dos últimos anos.

Ao longo da história da F1, a decisão com três ou mais pilotos ainda vivos na briga pelo título só apareceu em 11 temporadas: 1950, 1951, 1956, 1964, 1968, 1974, 1981, 1983, 1986, 2007 e 2010.

Leia também

Temporadas com três (ou mais) candidatos ao título na última corrida

1950 – Giuseppe Farina x Juan Manuel Fangio x Luigi Fagioli

A primeira decisão da história ocorreu em Monza, com os três pilotos da Alfa Romeo ainda na briga. Farina dominou a prova, venceu com autoridade e se tornou o primeiro campeão mundial.

1951 – Juan Manuel Fangio x Alberto Ascari x José Froilán González

A etapa final, em Pedralbes, colocou Fangio contra a dupla da Ferrari. O argentino controlou a corrida, venceu sem sustos e conquistou o segundo título da carreira.

1956 – Juan Manuel Fangio x Peter Collins x Stirling Moss x Jean Behra

Monza recebeu uma decisão histórica. Fangio teve problemas mecânicos, mas Collins entregou seu carro ao companheiro. Com o segundo lugar na prova, o argentino garantiu o tetracampeonato.

1964 – John Surtees x Graham Hill x James Clark

No México, Clark liderava e tinha o título na mão até sofrer pane no final. Surtees, que precisava do segundo lugar, contou com a ajuda de Bandini, que abriu passagem na última volta. Assim, o britânico levou o campeonato.

1968 – Graham Hill x Jackie Stewart x Denny Hulme

Os três chegaram com chances ao GP do México. Stewart e Hulme tiveram problemas durante a corrida, e Hill venceu com tranquilidade, assegurando seu segundo título mundial.

1974 – Clay Regazzoni x Emerson Fittipaldi x Jody Scheckter

A decisão em Watkins Glen teve os três candidatos largando no meio do pelotão. Regazzoni sofreu com ritmo fraco e Scheckter abandonou. Emerson administrou a prova, chegou em quarto e se tornou bicampeão.

F1: relembre anos que terminaram com três pilotos na briga pelo título - destaque galeria4 imagensRaikkonen venceu o título em 2007Fangio venceu o campeonato em 1951Farina foi o primeiro a vencer o mundial de pilotos em 1950Fechar modal.MetrópolesFittipaldi superou dois rivais na disputa e venceu em 19741 de 4

Fittipaldi superou dois rivais na disputa e venceu em 1974

Bernard Cahier/Getty ImagesRaikkonen venceu o título em 20072 de 4

Raikkonen venceu o título em 2007

Paul Gilham/Getty ImagesFangio venceu o campeonato em 19513 de 4

Fangio venceu o campeonato em 1951

Keystone-France/Gamma-Keystone via Getty ImagesFarina foi o primeiro a vencer o mundial de pilotos em 19504 de 4

Farina foi o primeiro a vencer o mundial de pilotos em 1950

Bettmann/Getty Images

1981 – Carlos Reutemann x Nelson Piquet x Jacques Laffite

Em Las Vegas, Reutemann não conseguiu sustentar o desempenho e caiu rapidamente no grid. Piquet, mesmo debilitado fisicamente, cruzou em quinto e levou o título por apenas um ponto.

1983 – Alain Prost x Nelson Piquet x René Arnoux

A última etapa, na África do Sul, começou com Prost tentando reagir. Mas Piquet fez corrida segura, terminou em segundo e garantiu o bicampeonato graças ao resultado discreto do francês.

1986 – Nigel Mansell x Alain Prost x Nelson Piquet

O GP da Austrália virou um clássico: Mansell estourou um pneu a alta velocidade e abandonou. Piquet foi chamado aos boxes por precaução, e Prost assumiu a ponta para vencer e conquistar seu segundo título.

2007 – Lewis Hamilton x Fernando Alonso x Kimi Raikkonen

No Brasil, Hamilton teve dificuldades logo nas primeiras voltas e perdeu posições. A Ferrari aproveitou o momento, fez jogo de equipe perfeito e Raikkonen venceu a corrida, levando o título por um ponto.

2010 – Fernando Alonso x Mark Webber x Sebastian Vettel x Lewis Hamilton

A etapa final em Abu Dhabi ficou marcada pela estratégia equivocada da Ferrari, que prendeu Alonso atrás de carros mais lentos. Vettel venceu, Hamilton foi terceiro, e o alemão se sagrou como o campeão mais jovem da história.



Fonte: Metrópoles

Saiba como funciona o formato da Copa do Mundo de 2026

A Copa do Mundo de 2026 está se aproximando e, nesta sexta-feira (5), a Fifa irá realizar o sorteio dos grupos da competição. Esta...

Café, Bolsonaro e mais: as buscas “por que” que mais cresceram em 2025

O Google divulgou nesta quinta-feira (5) as buscas de “por que?” que mais estiveram em alta ao longo do ano na ferramenta de pesquisa. A...

Entenda por que filho de Lula pode ser convocado para CPMI do INSS

A CPMI do INSS deve votar nesta quinta-feira (4) o requerimento para a convocação de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do...