A Fifa aplicou uma punição severa à seleção da Malásia ao confirmar a escalação de jogadores inelegíveis em partidas oficiais. A decisão anula três jogos disputados em 2025, converte os resultados em derrotas por WO e impõe sanções financeiras à Federação de Futebol da Malásia (FAM) e aos atletas envolvidos.
Leia também
-
Nigéria recorre à Fifa por vaga na repescagem da Copa. Entenda
-
Países árabes protestam na Fifa contra atividades pró-LGBTQ na Copa
-
Prêmio da Paz gera denúncia de organização ao Comitê de Ética da FIFA
A medida foi anunciada pela própria federação malaia e tem como base a constatação de fraude de nacionalidade. De acordo com a Fifa, documentos adulterados foram apresentados em consultas formais sobre a elegibilidade de jogadores naturalizados, o que permitiu a utilização irregular dos atletas em compromissos internacionais.
3 imagens
Fechar modal.![]()
1 de 3
How Foo Yeen/Getty Images
2 de 3
How Foo Yeen/Getty Images
3 de 3
How Foo Yeen/Getty Images
Entre as partidas invalidadas estão o empate por 1 a 1 com Cabo Verde, em maio, além das vitórias contra Singapura, em 4 de setembro, e sobre a Palestina, quatro dias depois. Com a punição, todos os confrontos passaram a ser contabilizados como derrotas automáticas da Malásia.
O caso também resultou em penalidades individuais. Sete jogadores foram suspensos por 12 meses e multados em 2 mil francos suíços cada. Já a FAM recebeu uma multa de 350 mil francos suíços, valor que supera R$ 2 milhões, além de outra sanção superior a 10 mil francos suíços relacionada aos jogos anulados.
Fonte: Metrópoles
