O ano de 2025 foi histórico para o futebol, marcado pela primeira edição Copa do Mundo de Clubes da FIFA, conquistada pelo Chelsea. Outros títulos ainda mudaram o patamar de equipes gigantes, como o Flamengo, que se tornou o maior campeão brasileiro na Libertadores, e o PSG, que venceu a primeira Champions League e Intercontinental da história.
Léo Pereira com taça da Libertadores
Wagner Meier/Getty Images
Foto colorida de título do PSG – Metrópoles
Justin Setterfield/Getty Images
Corinthians, campeão da Copa do Brasil
Danilo Fernandes/Sports Press Photo/Getty Images
Jonathan Moscrop/Getty Images
Relembre as principais conquistas da temporada 2025:
Copa do Mundo de Clubes
A grande conquista do ano ficou por conta do Chelsea. A equipe venceu a primeira edição da Copa do Mundo de Clubes. Os Blues passaram em segundo lugar no Grupo D, com seis pontos, atrás do Flamengo, que teve sete. A equipe brasileira ganhou o confronto direto por 3 x 1
No mata-mata, passou por Benfica (4 x 1), Palmeiras (2 x 1) e Fluminense (2 x 1), nas oitavas, quartas e semifinal, respectivamente. Na grande decisão, o Chelsea goleou o PSG por 3 x 0, com dois gols de Palmer (melhor jogador da competição) e um do brasileiro João Pedro.
Grande ano do Flamengo
Os torcedores do Flamengo tiveram muito o que comemorar em 2025. A equipe foi campeã da Libertadores, Brasileirão, Supercopa, Recopa Sul-Americana e Campeonato Carioca.
No Brasileirão, a equipe foi campeão com 79 pontos, três a mais que o vice Palmeiras, que também foi o segundo colocado na Libertadores para o Rubro-Negro.
Na Liberta, o Flamengo teve uma fase de grupos abaixo do esperado. Classificou em segundo lugar do Grupo C por conta do saldo de gols. Três times ficaram empatados com 11 pontos: a LDU ficou em primeiro e o Central Córdoba em terceiro.
Leia também
-
Flamengo encaminha acordo com Artur Jorge caso Filipe Luís não renove
-
Entenda o impasse que trava a renovação de Filipe Luís no Flamengo
-
Alta pedida da Lazio afasta Castellanos do Flamengo
-
Marcelo Paz é o novo diretor executivo de futebol do Corinthians
Na fase final (oitavas, quartas e semi), o Flamengo eliminou o Internacional (3 x 0 no agregado), Estudiantes (2 x 2 no agregado; 4 x 2 nos pênaltis) e Racing (1 x 0 no agregado), respectivamente.
A partida que valeu o título foi vencida pelo Flamengo por 1 x 0, com gol decisivo de Danilo, de cabeça, após escanteio de Arrascaeta. O troféu fez o Rubro-Negro se tornar o brasileiro mais vezes campeão da Libertadores, com quatro.
Copa do Brasil
Um ano que parecia perdido para o Corinthians terminou da melhor maneira: como campeão. O timão, 13º lugar no Brasileirão, eliminou o rival Palmeiras (3 x 0 no agregado), Athletico-PR (3 x 0 no agregado) e Cruzeiro (2 x 2 no agregado; vitória nos pênaltis), respectivamente.
Na final, o Alvinegro enfrentou o Vasco. Na partida de ida, na Neo Química Arena, a partida ficou em 0 x 0. Na volta, o Timão venceu por 2 x 1 no Maracanã e levantou a taça.
As primeiras vezes do PSG
O Paris Saint-Germain conquistou a Champions League e o Intercontinental pela primeira vez. Na Liga dos Campeões, o PSG ficou apenas em 15º lugar, com 13 pontos. No mata-mata, a equipe francesa iniciou nos playoffs, pela má colocação na fase inicial, e passou pelo Brest por 10 x 0 no agregado.
Nas oitavas, quartas e semis venceu o Liverpool (1 x 1 no agregado; 4 x 1 nos pênaltis), Aston Villa (5 x 4 no agregado) e Arsenal (3 x 1 no agregado).
Já na final, o PSG venceu a Inter de Milão por 5 x 0, a maior goleada da história de uma decisão da Champions League.
No Intercontinental, o time treinado por Luis Enrique já entrou na grande final, que foi contra o Flamengo. No tempo normal, as equipes ficaram empatadas em 1 x 1. Nas penaldiades, o goleiro Matvei Safonov agarrou quatro cobranças.
Relembre os campeões das cinco principais ligas europeias:
- LaLiga: Barcelona;
- Premier League: Liverpool;
- Campeonato Francês: PSG;
- Campeonato Alemão: Bayern de Munique;
- Campeonato Italiano: Inter de Milão.
Fonte: Metrópoles

