O SERINGAL

Gordura no fígado: endocrinologista diz qual é o melhor tratamento

Gordura no fígado: endocrinologista diz qual é o melhor tratamento

Estima-se que cerca de 30% dos brasileiros tem gordura no fígado. A condição, que oficialmente se chama esteatose hepática, se não tratada, pode se desenvolver em cirrose e aumentar o risco de câncer no órgão. Apesar de ser silenciosa, a gordura no fígado tem um tratamento relativamente simples.

Leia também

A endocrinologista Marília Bortolotto, que faz parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP), explica que a principal abordagem de tratamento é a mudança no estilo de vida.

“Estudos mostram que a perda de peso, atividade física e mudança na alimentação são eficazes. A redução de pelo menos 7% do excesso de peso já traz benefícios. Não há um medicamento específico, e a prioridade é a modificação do estilo de vida”, afirma a especialista.

Hábitos que podem reverter a gordura no fígado

Marília conta que não existe uma dieta específica que ajude contra a gordura no fígado — desde que seja saudável e leve à perda de peso, qualquer uma funciona. Porém, alguns estudos mostram que há resultados positivos relacionados especificamente à dieta mediterrânea e até o jejum intermitente pode oferecer benefícios indiretos.

Ilustração de gordura no fígado - MetrópolesA condição de gordura no fígado afeta em torno de 30% da população brasileira

“Em geral, quando o paciente adota mudanças consistentes de estilo de vida já é possível observar melhora significativa nas enzimas hepáticas e na quantidade de gordura no fígado em cerca de três a seis meses”, revela a gastro-hepatologista Natália Trevizoli, do Hospital Santa Lúcia Sul, em Brasília.


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile