O filme “Foi Apenas Um Acidente” (“It Was Just An Accident”) foi o grande vencedor da noite no Gotham Awards, premiação que aconteceu nesta segunda-feira (1º), em Nova York, nos Estados Unidos.
O roteirista Jafar Panahi, diretor e roteirista por trás de “Foi Apenas Um Acidente” recebeu os prêmios de Melhor Diretor, Melhor Filme Internacional e Melhor Roteiro Original.
Apesar dos prêmios de Pahani, a data também marca a condenação a um ano de prisão dele.
De acordo com informações da revista Variety, o cineasta foi condenado por “atividades de propaganda” contra o atual governo do Irã, seu país natal. Segundo seu advogado, a sentença inclui um banimento de viagens com duração de dois e a proibição de se associar a quaisquer grupos políticos ou sociais.
“Foi Apenas Um Acidente” conta a história de um ex-preso político, Vahid, que acredita ter reconhecido, ao ouvir o rangido da perna mecânica, o guarda que o torturou anos antes. Convencido de que encontrou seu algoz, ele o sequestra e o leva para um deserto, planejando enterrá-lo vivo.
Conforme procura outros ex-detentos para confirmar a identidade do homem, dúvidas surgem sobre se realmente acertaram o alvo. O filme mistura suspense, humor negro e dilemas morais, questionando vingança, justiça e memória.
Com vitórias no Gotham Awards, “Foi Apenas Um Acidente” superou o brasileiro, “O Agente Secreto”, que também concorreu na categoria de Melhor Roteiro Original.
Pelo longa nacional, Wagner Moura concorreu como Melhor Performance de Protagonista, mas não levou o prêmio. Veja aqui a lista de vencedores da premiação.
Veja o trailer do filme abaixo:
Entenda ligação de O Agente Secreto e Tubarão, clássico dos anos 1970
*Com informações de Larissa Santos, em colaboração para a CNN Brasil

