Ícone do site O SERINGAL

Governo do Estado antecipa pagamento do Prêmio VDP da Educação para esta sexta

O governo do Estado do Acre antecipou para esta sexta-feira, 12, o pagamento do Prêmio de Valorização e Desenvolvimento Profissional (VDP) da Educação, antes previsto para o dia 15 de dezembro. São contemplados 11.358 servidores da rede estadual de ensino, em um investimento total de R$ 24.832.708,96.

Com a medida, professores e demais profissionais da educação receberão três dias antes ao previsto a premiação anual vinculada ao desempenho e à participação nas ações da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), garantindo um reforço importante no orçamento das famílias neste fim de ano.

“Quero afirmar aos nossos profissionais da educação que a antecipação do pagamento do VDP para esta sexta-feira, 12, é uma demonstração clara do nosso compromisso com cada servidor que dedica seu trabalho ao desenvolvimento dos nossos estudantes”, afirmou o governador Gladson Camelí.

Ele destacou que o pagamento reafirma a responsabilidade, transparência e o respeito por aqueles que atuam nas escolas urbanas, rurais, nas unidades especializadas e em todos os núcleos do estado. “Este reconhecimento não é apenas financeiro, é a forma de dizer que valorizamos o empenho de cada um de vocês e que seguiremos firmes no propósito de fortalecer a educação pública do Acre e garantir melhores condições de trabalho para quem constrói o futuro do nosso estado todos os dias”, disse.

Regulamentado pelo Decreto nº 8.100, de 23 de fevereiro de 2021, o VDP é pago em parcela única e contempla servidores docentes e não docentes, efetivos e temporários, em efetivo exercício nas escolas, na sede da SEE, nos núcleos municipais e em unidades especializadas em educação especial. Não são contemplados os cedidos para outros órgãos, os que sofreram condenações em sindicâncias ou processos administrativos no período de aferição e os que ocupam exclusivamente cargos em comissão.

Em 28 de outubro, o governo do Acre, por meio da SEE, divulgou a lista de servidores aptos ao VDP, referente ao ano de aferição de 2024, garantindo transparência ao processo e permitindo a regularização de eventuais pendências dentro do prazo de recursos.

Segundo o secretário de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, o VDP é um reconhecimento direto ao trabalho de quem está na ponta. “Buscamos ao máximo garantir o pagamento do prêmio o quanto antes, porque sabemos que é uma forma de dizer para cada servidor, da escola urbana às escolas da floresta e das águas, que nós sabemos o quanto vocês fazem diferença na vida de nossos alunos”, destacou.

Com o pagamento do Prêmio VDP, o governo do Acre reafirma o compromisso de valorizar mais de 11 mil servidores que dedicam diariamente seu trabalho à educação pública, em todas as regiões do estado.

Sair da versão mobile