Ícone do site O SERINGAL

Grupo de ativistas se veste de Papai Noel e assalta supermercado no Canadá

grupo-de-ativistas-se-veste-de-papai-noel-e-assalta-supermercado-no-canada

Grupo de ativistas se veste de Papai Noel e assalta supermercado no Canadá

Ladrões vestidos de Papai Noel e elfos roubaram carrinhos de compras de um supermercado em Montreal, no Canadá. Um grupo ativista reivindicou a autoria do roubo, que descreveu como inspirado no clássico Robin Hood, para fornecer alimentos aos necessitados.

O porta-voz da polícia de Montreal, Johany Charland, disse à CNN que por volta das 21h40 de segunda-feira (15) um grupo de pessoas roubou “o que presumiram ser comida” da loja.

“A investigação ainda está em andamento”, disse Charland, acrescentando que a polícia está analisando imagens de câmeras de segurança e entrevistando testemunhas.

Charland afirmou que a polícia não poderia comentar o motivo alegado pelos ativistas.

Um vídeo editado, publicado pelo grupo ativista “Les Soulèvements du Fleuve” no Instagram, mostra várias pessoas vestidas de Papai Noel – com barbas brancas e longas – e gorros de elfo saqueando as prateleiras de um supermercado em Montreal.

Os mantimentos, segundo o grupo, foram então “redistribuídos” para pessoas necessitadas pelos “Robins of the Alleys” – uma aparente referência à figura lendária de Robin Hood, que roubava dos ricos para dar aos pobres.

O grupo afirmou em outra publicação que alguns dos produtos foram deixados embaixo de uma árvore em um bairro de Montreal e outros foram distribuídos em geladeiras comunitárias.

O Les Soulèvements du Fleuve incluiu uma foto de sacolas de presentes embaixo de uma árvore, mas não publicou imagens da “redistribuição”.

“Um punhado de empresas está sequestrando nossas necessidades vitais”, disse o grupo na publicação. “Elas continuam sufocando a população, drenando o máximo de dinheiro possível, simplesmente porque podem. Para nós, isso é roubo e elas são as ladras.”

De acordo com reportagem da CBC, parceira canadense da CNN, os últimos indicadores de inflação do governo do país mostram que os preços dos alimentos subiram quase 5% em relação ao ano anterior, apesar da queda na inflação em outras categorias.

Em declaração à CNN, a porta-voz da rede de supermercados Metro, Geneviève Grégoire, afirmou que, independentemente dos motivos declarados, o crime no varejo é “inaceitável”.

“Muitos fatores influenciam a inflação de alimentos, incluindo interrupções na cadeia de suprimentos global, volatilidade nos preços das commodities, mudanças nas condições do comércio internacional e crimes no varejo”, disse Grégoire.

“Os preços nas prateleiras dos supermercados refletem diretamente os custos da cadeia de suprimentos” acrescentou o porta-voz.

Grégoire acrescentou que a rede contribuiu com milhões de dólares para instituições de caridade, “incluindo 1,15 milhão de dólares para bancos de alimentos e forneceu 81,6 milhões de dólares em produtos alimentícios”.

A CNN entrou em contato com Les Soulèvements du Fleuve para obter um comentário.

Sair da versão mobile