Haddad diz que Lula “herdou inferno no campo fiscal” após Bolsonaro

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta quarta-feira (17/12), durante reunião ministerial, que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), herdou um “inferno no campo fiscal” dos governos que o antecederam, com Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).

“O presidente herdou um inferno no campo fiscal depois de 7 anos de governos de direita e extrema direita. Eles se apresentam como os campeões da responsabilidade fiscal, é só pegar os números de 7 anos. Tem nada a ver uma coisa com a outra”, disse o ministro.

Haddad se referia um déficit de R$ 200 bilhões relativo à suspensão no pagamento de precatórios e na omissão de despesas contratadas no orçamento. Um dos exemplos citados pelo ministro foi o aumento no valor do Bolsa Família, que não constava na peça orçamentária aprovada no último ano do governo Bolsonaro para valer a partir de 2023.

Leia também

A apresentação de Haddad na reunião ministerial passou por vários números relativos à área econômica. O ministro citou o menor desemprego da história, os aumentos reais no valor do salário mínimo, a garantia de recursos para programas sociais e defendeu haver respeito às regras fiscais na gestão dele sob a batuta de Lula.

“É isso que faz a virtude do governo. Um governo que está conseguindo equilibrar as variáveis macroeconômicas para dar solidez e impulso para um ciclo de desenvolvimento duradouro”, disse o ministro.

O governo federal trabalha para fechar 2025 atendendo à meta de déficit zero, prevista no Arcabouço Fiscal. No entanto, há uma tolerância de 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB) para mais ou para menos. A regra permite que haja na prática um déficit de até R$ 31 bilhões.

Saída

Embora não tenha feito um anúncio oficial, Haddad se prepara para deixar o Ministério da Fazenda até abril de 2026. Nos bastidores, já acontecem movimentações para substituí-lo. O preferido do ministro é o número dois da pasta, Dario Durigan.



Fonte: Metrópoles

Torcida do Vasco esgota ingressos para jogo de volta da Copa do Brasil

Nesta quarta-feira (17/12), Corinthians e Vasco se enfrentam no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, na Neo Química Arena. No segundo confronto,...

Confira momento em que PSG levanta taça da Copa Intercontinental

Alegria francesa no Catar. Na tarde desta quarta-feira (17/12), o Paris Saint-Germain derrotou o Flamengo nos pênaltis por 2 x 1. No tempo normal...

Joinville goleia Simão Dias na abertura da Copa dos Campeões de Futsal

Começou a Copa dos Campeões de Futsal 2025. A competição garante ao vencedor vaga para a Supercopa do Brasil, a porta mais fácil para...