Haddad diz que Lula vai respeitar sua decisão sobre 2026

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (18/12), que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai respeitar a sua decisão de não ser candidato nas eleições de 2026.

“O presidente Lula falou para vocês hoje o que ele falou para mim, que vai respeitar a minha decisão. Minha relação com ele não é de hoje, participei de três mandatos, minha relação com ele é muito tranquila, nós não temos nenhum tipo de problema”, disse Haddad durante café com jornalistas.

Haddad também afirmou que demonstrou a intenção de não disputar o pleito em uma situação “oportuna”.

“Eu falei a ele [Lula] que não tinha intenção de concorrer às eleições de 2026, ai a resposta dele foi essa. Não foi ele que me procurou para ser candidato. Foi eu que, em uma situação que achei oportuna, falei isso a ele”, disse Haddad.

Leia também

O ministro da Fazenda está de saída do cargo. O Metrópoles apurou que o desejo de Haddad foi tratado diretamente com Lula, mas o ministro sabe que o presidente deve deixar a decisão para o último momento. Por isso, ainda não há data para a saída.

Pedido de Lula

Na manhã desta quinta, Lula disse que gostaria que o ministro disputasse algum cargo nas eleições de 2026. O Partido dos Trabalhadores (PT) considera o nome de Haddad como uma forte opção para concorrer ao governo de São Paulo ou ao Senado, mas auxiliar de Lula não está interessado nestas possibilidades.

“Vou conversar com o Haddad e com o Alckmin, que são duas pessoas que tenho profundo respeito e admiração. E vou querer saber se eles querem ser alguma coisa, o que eles querem ser. Eu acho que nós precisamos de um candidato a governador em São Paulo forte e precisamos de um candidato ao Senado forte”, afirmou Lula em um café com jornalistas.



Fonte: Metrópoles

Governo fixa preço mínimo em R$ 5 mil para proteger agricultor familiar

O CMN (Conselho Monetário Nacional) aprovou novos preços de garantia do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), mecanismo que funciona...

“Personagens não foram criados para agradar”, diz atriz de Tremembé

No último trimestre de 2025, uma produção do gênero true crime gerou repercussão em todo o Brasil: Tremembé. A série de cinco episódios retrata...

Volkswagen vai continuar em estratégia de corte de custos

O presidente-executivo da Volkswagen, Oliver Blume, afirmou nesta quinta-feira (18) que a companhia continuará com corte de custos enquanto busca manter-se competitiva em meio...