Haddad diz que Lula vai respeitar sua decisão sobre 2026

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (18/12), que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai respeitar a sua decisão de não ser candidato nas eleições de 2026.

“O presidente Lula falou para vocês hoje o que ele falou para mim, que vai respeitar a minha decisão. Minha relação com ele não é de hoje, participei de três mandatos, minha relação com ele é muito tranquila, nós não temos nenhum tipo de problema”, disse Haddad durante café com jornalistas.

Haddad também afirmou que demonstrou a intenção de não disputar o pleito em uma situação “oportuna”.

“Eu falei a ele [Lula] que não tinha intenção de concorrer às eleições de 2026, ai a resposta dele foi essa. Não foi ele que me procurou para ser candidato. Foi eu que, em uma situação que achei oportuna, falei isso a ele”, disse Haddad.

Leia também

O ministro da Fazenda está de saída do cargo. O Metrópoles apurou que o desejo de Haddad foi tratado diretamente com Lula, mas o ministro sabe que o presidente deve deixar a decisão para o último momento. Por isso, ainda não há data para a saída.

Pedido de Lula

Na manhã desta quinta, Lula disse que gostaria que o ministro disputasse algum cargo nas eleições de 2026. O Partido dos Trabalhadores (PT) considera o nome de Haddad como uma forte opção para concorrer ao governo de São Paulo ou ao Senado, mas auxiliar de Lula não está interessado nestas possibilidades.

“Vou conversar com o Haddad e com o Alckmin, que são duas pessoas que tenho profundo respeito e admiração. E vou querer saber se eles querem ser alguma coisa, o que eles querem ser. Eu acho que nós precisamos de um candidato a governador em São Paulo forte e precisamos de um candidato ao Senado forte”, afirmou Lula em um café com jornalistas.



Fonte: Metrópoles

Ponte Preta perde para a Portuguesa e é rebaixada no Paulistão

A Ponte Preta é a primeira equipe rebaixada do Campeonato Paulista 2026. Neste sábado (7), a Macaca perdeu para a Portuguesa por 2 a 0,...

EUA x Irã: Ninguém tem certeza dos termos do acordo, afirma professor

Em meio a tensões crescentes no Oriente Médio, as negociações entre Estados Unidos e Irã ganham novos contornos. Após o presidente americano, Donald Trump,...

Interesse de Trump no Irã é no petróleo que vai para a China, diz professor

Fernando Brancoli, professor de Relações Internacionais da UFRJ, afirma que o interesse dos Estados Unidos no Irã vai muito além da questão petrolífera direta....