IGP-M: índice usado para reajustar aluguéis fecha 2025 em queda

O IGP-M, índice amplamente utilizado como referência para a correção de contratos de aluguel no Brasil, encerrou o ano de 2025 com deflação acumulada de 1,05%, segundo dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta segunda-feira (29/12).

Em dezembro, o indicador praticamente não se mexeu, com variação mensal de -0,01%, mas o suficiente para que o acumulado dos últimos 12 meses fechasse no negativo, uma virada após meses de forte desaceleração dos preços.

Leia também

Entenda o IGP-M

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) é calculado mensalmente pela FGV e serve como importante termômetro da inflação em diferentes setores da economia. Além de ser uma referência para reajustes em contratos de aluguel, ele também é usado para atualizar preços de tarifas públicas e serviços diversos.

A trajetória do IGP-M ao longo do ano foi marcada pela queda contínua dos preços de matérias-primas e pelo arrefecimento das pressões inflacionárias nos diversos componentes do índice, especialmente no Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por cerca de 60% do peso do IGP-M.

Com isso, mesmo com pequenas altas em alguns meses, o acumulado do índice acabou negativo em 2025, cenário  diferente do registrado em 2024, quando o IGP-M subiu mais de 6%.

No entanto, apesar do resultado negativo do índice, não há garantia automática de redução nos valores dos aluguéis. Em contratos que têm o IGP-M como parâmetro, o reajuste costuma ser feito uma vez por ano com base no acumulado dos 12 meses anteriores.

Quando o índice fica no campo negativo, isso pode significar correção menor, ou até uma redução no valor, desde que essa possibilidade esteja prevista no contrato.

Na prática, muitos acordos imobiliários mais recentes já migraram para outros indexadores, como o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que permaneceu em trajetória de alta ao longo de 2025, reduzindo o impacto dessa deflação do IGP-M para inquilinos e proprietários.



Fonte: Metrópoles

Diogo Nogueira diz que está “leve” após término com Paolla Oliveira

Diogo Nogueira fez um desabafo durante uma apresentação na quadra da Portela, na noite do último sábado (27/12), e a fala foi interpretada pelo...

F1: chefes de equipe elegem os melhores da temporada 2025. Confira

Max Verstappen foi eleito o melhor piloto da temporada 2025 da Fórmula 1 em votação realizada com os chefes de equipe do grid. A...

Vasco renova com Puma Rodríguez e estende vínculo por mais dois anos

O Vasco confirmou nesta segunda-feira (29/12) a permanência de Puma Rodríguez no elenco por mais duas temporadas. O lateral uruguaio acertou a renovação até...