O Brasil voltou a marcar presença de destaque no judô mundial. Os medalhistas olímpicos Rafaela Silva e Rafael Macedo estão entre os indicados ao Prêmio IJF de Judô, na categoria Ippon do Ano. A votação é aberta ao público e segue até o dia 15 de janeiro.
Leia também
-
Bia Souza sobre ouro olímpico: “Tem que respeitar o judô brasileiro”
-
Brasil conquista primeiras medalhas no Mundial de Judô
Ver essa foto no Instagram
Rafaela foi indicada pelo ippon que garantiu sua vitória na primeira luta do Grand Slam de Astana, no Cazaquistão, aplicado contra a chinesa Han Liu. Já Rafael concorre com o golpe executado diante do holandês Mark Van Dijk, durante o Grand Slam de Tbilisi, na Geórgia. Os vencedores serão anunciados nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2026, durante o Grand Slam de Paris.
2 imagens
Fechar modal.![]()
1 de 2
Rafael Macedo está concorrendo ao prêmio de Ippon do Ano
Divulgação/Rafael Macedo
2 de 2
Rafaela Silva foi medalhista de ouro no Rio 2016
Rodolfo Buhrer/Eurasia Sport Images/Getty Images
Medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, Rafaela passou por mudanças importantes em 2025. A judoca deixou a categoria até 57 kg e passou a competir no meio-médio, até 63 kg. Na temporada, conquistou três medalhas de bronze e encerrou o Campeonato Mundial na quinta colocação.
Rafael Macedo também teve um ano consistente no circuito internacional. Bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o judoca brasileiro somou, em 2025, um bronze e dois ouros em competições como o Pan-Americano e o Grand Prix de Lima, reforçando seu protagonismo entre os principais nomes da modalidade.
Fonte: Metrópoles
