Lei sancionada garante mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40

Mulheres a partir de 40 anos agora têm direito ao exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É o que determina a Lei 15.284/25, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada nesta sexta-feira (19) no Diário Oficial da União (DOU).

A nova norma é originária de uma proposta do Senado (Projeto de Lei 499/25), do senador Plínio Valério (PSDB-AM). Para o autor, a antecipação da idade para o exame preservará muitas vidas, ao possibilitar o diagnóstico precoce da doença.

O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados em outubro, na forma de um substitutivo apresentado pelo deputado Adail Filho (Republicanos-AM). O texto voltou para análise dos senadores e, em novembro, obteve aprovação definitiva, com relatoria da senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

A proposta original previa a garantia do exame anualmente para todas as mulheres a partir de 40 anos. Mas a Câmara dos Deputados propôs a retirada da palavra “anualmente”, alteração que foi acatada pelos senadores. Assim, mulheres com idade a partir de 40 anos poderão realizar a mamografia pelo SUS, mas com periodicidade que obedece às diretrizes e regras do Ministério da Saúde.

Antes, a recomendação do Ministério da Saúde para a realização de mamografia era apenas para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. O exame antes dos 50 anos só acontecia pelo SUS em situações específicas, como no rastreamento de câncer hereditário ou no diagnóstico de alterações já perceptíveis nas mamas.

A mudança sancionada foi incluída na Lei 11.664/08, que estabelece a implementação de ações de saúde no SUS voltadas à prevenção, detecção, tratamento e acompanhamento dos cânceres do colo uterino, de mama e colorretal.

Veja 4 pontos de divergência que impedem cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia

O analista Lourival Sant’Anna explicou, no Agora CNN, os quatro pontos principais de divergência que impedem o avanço das negociações de cessar-fogo entre a...

Dieckmmann se emociona ao comparar papel em “(Des)Controle” com sua mãe

A atriz Carolina Dieckmann, 47,  falou sobre viver uma alcoolista no filme “(Des)Controle”. Em um vídeo exclusivo para a CNN Brasil, a protagonista revelou...

Vacina contra HPV foi divisor de águas, diz especialista a dr. Kalil

A vacinação contra o HPV (papilomavírus humano) representa um divisor de águas na prevenção do câncer de colo de útero e outras doenças associadas...