Morre Cecilia Giménez aos 94 anos, conhecida por restauração de “Ecce Homo”

A espanhola Cecilia Giménez morreu aos 94 anos no lar de idosos Sancti Spiritus, onde morava. Ela chamou atenção do mundo ao fazer uma restauração da pintura “Ecce Homo”, de Elías García Martínez, do início do século XX.

A informação foi confirmada pelo veículo espanhol ABC, que afirmou que Cecilia passou os últimos anos com a saúde debilitada e com um quadro de demência.

Cecilia se tornou famosa em 2012, após decidir, sozinha, restaurar a pintura de Elías Martínez que decorava a parede do Santuário da Misericórdia, na cidade de Borja, na Espanha. Após a restauração ser mal sucedida, a cidade se tornou um ponto turístico mundial de visitantes atraídos pela curiosidade de ver a versão da pintura feita pela idosa. Na época, ela declarou em entrevista à ABC: “Não tive intenção de lucrar ou tirar proveito do que aconteceu”.

No período, o Conselheiro de Cultura declarou ao veículo que ela era apenas uma “vizinha bem-intencionada”, que decidiu por iniciativa própria restaurar a pintura, que “estava em mau estado devido à umidade no templo”.

Visitante danifica obra do século 17 ao posar para foto; veja

Ainda segundo o jornal, com a renda gerada pelos ingressos dos milhares de turistas que visitam a restauração é destinada ao Hospital Sancti Spiritus e à Fundação Santuário da Misericórdia, o que inclui o lar de idosos onde Cecilia vivia.

Suposta pintura perdida de Rembrandt é leiloada por R$ 8 milhões

Paulistão A2 2026: veja Taubaté x Monte Azul ao vivo no YouTube

Partida é válida pela décima rodada do Paulistão Série A2 Rivalo 2026 e terá transmissão, ao vivo e exclusiva, pelo Metrópoles Esportes Fonte: Metrópoles

A reação da imprensa norueguesa ao ouro olímpico de Lucas Pinheiro

Nascido na Noruega, Lucas Pinheiro Braathen escolheu o Brasil para representar no esporte. Atleta foi ouro nas Olimpíadas de Inverno Fonte: Metrópoles

Amor por trás do ouro: o romance entre Lucas Pinheiro e Isadora Cruz

Lucas Pinheiro Braathen conquistou a medalha de ouro olímpica no Esqui Alpino, neste sábado (14/2), em Cortina-Milão Fonte: Metrópoles
Sair da versão mobile