Haroldo Costa, considerado um ícone do teatro e da TV brasileira, morreu aos 95 anos neste sábado (13). A informação foi confirmada pela família do diretor e comentarista de carnaval.
No comunicado, também é citado que as informações sobre o velório e sepultamento serão reveladas em breve.
Nascido no Rio de Janeiro, Haroldo Costa começou a carreira no antigo Teatro Experimental do Negro e se tornou conhecido ao trabalhar na Globo como diretor de musicais. Ele também se tornou diretor e jurado de programas de auditório.
Ao longo da carreira, dirigiu nomes como Dercy Gonçalves e Moacyr Franco e montou peças como “O Filho Pródigo”. Também no teatro, ele deu vida ao protagonista da peça “Orfeu da Conceição”, além de ter se tornado o primeiro ator negro a atuar no Theatro Municipal do Rio.
Na TV, ele atuou na minissérie “Chiquinha Gonzaga” como Raymundo da Conceição, em 1999. Anos depois, em 2012, voltou a trabalhar em uma minissérie da Globo, em “Suburbia”, dando vida à Aloysio.
No Carnaval, Haroldo Costa fez parte do corpo oficial de jurados dos desfiles organizados pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), mas deixou o cargo em 1963, após ter se tornado torcedor da Acadêmicos do Salgueiro.
Como autor de livros, Haroldo lançou algumas obras sobre o carnaval carioca como “Salgueiro: Academia de Samba” (1984), “100 Anos de Carnaval no Rio de Janeiro” (2001) e “Ernesto Nazareth – Pianeiro do Brasil” (2005) e dirigiu musicais sobre samba.
O diretor foi internado recentemente para tratar algumas complicações de saúde, que já enfrentava nos últimos meses devido à idade avançada.
Nas redes sociais, a Salgueiro lamentou a morte de Haroldo e o citou como “um dos pilares vivos da história” da agremiação.
Família salgueirense,
Nesta noite, o Salgueiro recebe com pesar e muita dor a notícia da partida de um de seus maiores pilares. É um momento de profunda consternação, respeito e reflexão para todos que constroem e amam o nosso Torrão.
Nos despedimos de Haroldo Costa, um dos… pic.twitter.com/zA3WLdHOsZ
— Acadêmicos do Salgueiro (@Salgueiroficial) December 14, 2025

