O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta quinta-feira (18/12), ter enviado uma mensagem ao presidente da França, Emmanuel Macron, sobre as discussões do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul. O ministro do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse ter enfatizado que se trata de um acordo político.
“Nós nos tratamos como amigos, eu e presidente Macron, ontem [quarta-feira, 17/12] eu não resisti a mandar uma mensagem para ele, dizendo que o acordo com a UE não era apenas comercial, mas era político”, disse o ministro ao receber jornalistas convidados no Ministério da Fazenda para um café.
No fim de novembro deste ano, Lula afirmou ter esperança de que o acordo comercial entre os dois blocos econômicos fosse assinado no próximo domingo (20/12), durante a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, em Foz do Iguaçu (PR).
Leia também
-
Os franceses botam para quebrar em Bruxelas: o diabo é o Mercosul
-
Por acordo Mercosul-UE, Lula diz que conversou com Meloni nesta quinta
-
Contra Mercosul, agricultores fazem protesto incendiário em Bruxelas
-
Macron cita risco alimentar e veta Mercosul: “Não pode ser assinado”
O acordo é negociado há 26 anos. No entanto, neste momento, alguns países do bloco europeu ainda resistem aos termos da negociação. A França e a Itália estão entre os que estão mais ativos contra o texto. Os líderes políticos dos dois países estão pressionados especialmente pelo agronegócio das duas nações.
A assinatura do acordo com o Mercosul está em discussão no Conselho Europeu nesta tarde, pelo horário de Brasília, noite na Europa.
Fonte: Metrópoles
