O comentarista José Eduardo Cardozo e o empresário e ex-deputado federal Alexis Fonteyne discutiram, nesta sexta-feira (12), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ) devem ou não perder o mandato.
Segundo interlocutores, o plenário da Câmara dos Deputados deve pautar, na semana que vem, os processos contra os parlamentares.
Cardozo defende que os parlamentares devem ser cassados.
“Ele não tem que perder só por faltas, aliás é outra coisa injustificável, ele está nos Estados Unidos, então ele pode ficar lá? Ele está exercendo o mandato lá? Por favor, a primeira hipótese de perda de mandato dele é falta de decoro parlamentar, era necessário que fossem colocados os pingos nos is porque nenhum parlamentar tem o direito de conspirar contra o seu país”, opinou.
“Segundo lugar, faltas. Não há discussão sobre isso, não há como justificar o injustificável”, concluiu.
Fonteyne avalia que os deputados não deveriam perder o mandato.
“Apesar da questão técnica no caso do Eduardo Bolsonaro, ou seja, ele está faltando mais do que um terço das sessões ordinárias dentro do ano de 2025, ele teria que justificar essas faltas e a justificativa ele pode apresentar como perseguição política, efetivamente”, disse.
“Na minha opinião, ele é um exilado político lá nos Estados Unidos que se estivesse aqui já estaria cumprindo pena, uma vez que, nesse processo de cassação de todos aqueles que são próximos a Jair Bolsonaro, ele é filho, ele também estaria sendo perseguido da mesma forma. […] É sempre a direita que está no foco”, continuou.
