Junho foi um mês de novidades em 2025. O grande destaque foi a NBA, com o título inédito do Oklahoma City Thunder. A franquia ganhou a série do Indiana Pacers por 4 a 3, encerrada no dia 22 do mês. Junho ainda ficou marcado pela estreia da nova Copa do Mundo de Clubes da Fifa, que contou com duelos históricos de times brasileiros, e pelos primeiros pontos de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1.
3 imagens
Fechar modal.![]()
1 de 3
Shai foi eleito MVP da última temporada
Joshua Gateley/Getty Images
2 de 3
Alcaraz conquistou o torneio de Roland Garros mais uma vez.
Adam Pretty/Getty Images
3 de 3
Pista de Monza é especial para o brasileiro
Jayce Illman/Getty Images
Decisões no basquete
Os Pacers começaram vencendo a série de sete jogos, mas viram o OKC reagir e levar a disputa até as últimas instâncias. Na partida de número 7, o time de Oklahoma venceu por 103 x 91 e levou o título histórico.
Shai Gilgeous-Alexander foi eleito o MVP das finais da NBA, com média de 31.2 pontos por jogo, além 6.8 assistências por partida e 5.5 rebotes.
Ainda no basquete, o Franca Basquetebol Clube sagrou-se campeão do NBB em 18 de junho. A equipe venceu o Minas Storm por 3 a 1 na série.
Copa do Mundo de Clubes
O novo formato do Mundial de Clubes da Fifa estreou no dia 14 de junho. Durante o mês, a fase de grupos ficou marcada pelo desempenho surpreendente das equipes brasileiras. Logo na primeira rodada, Fluminense e Palmeiras tiveram resultados expressivos ao empatarem com Borussia Dortmund e Porto, respectivamente.
Na segunda rodada, foi a vez de Botafogo e Flamengo brilharem contra europeus. O Glorioso venceu o PSG, por 1 x 0, enquanto o Rubro-Negro bateu o Chelsea por 3 x 1. As duas equipes viriam a fazer a final da competição no mês seguinte.
Ao fim da fase de grupos, Flamengo e Palmeiras passaram em 1° lugar nas respectivas chaves, enquanto Botafogo e Fluminense avançaram ao mata-mata na 2ª colocação.
Final histórica em Roland Garros
Quem também foi campeão, mas no tênis, foi Carlos Alcaraz. O espanhol venceu Jannik Sinner por três sets a dois, na final mais longa da história de Roland Garros, e tornou-se bicampeão no Grand Slam francês. Já no feminino, Coco Gauff conquistou seu primeiro título no torneio ao vencer Aryna Sabalenka por 2 sets a 1, de virada
Brasil se destaca
Entre os brasileiros de destaque no mês, Gabriel Bortoleto terminou o GP de Áustria em 8º lugar, no dia 29 de junho, o que lhe garantiu seus primeiros pontos na Fórmula 1.
Também destaque, mas desta vez de forma negativa, Charles do Bronx foi nocauteado no UFC 317, por Ilia Topuria, na disputa pelo cinturão peso‑leve.
Fonte: Metrópoles
