Um homem morreu após ser baleado durante uma operação da Polícia Civil realizada nesta sexta-feira (19) na Favela do Moinho, região central de São Paulo. A ação tinha como alvo pessoas ligadas ao Primeiro Comando da Capital (PCC).
Segundo informações da polícia, houve troca de tiros durante a operação. O homem baleado chegou a ser encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. A identidade oficial não foi confirmada pelas autoridades, mas moradores da comunidade afirmam que se tratava de Felipe Peta, que segundo eles era ex-professor de educação física.
Nas redes sociais, moradores da comunidade alegam que a vítima foi “assassinada de forma covarde” e que não estava armada no momento da abordagem. Entretanto, em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que foram apreendidos com o homem um celular e um revólver calibre 32. O caso foi registrado como morte decorrente de intervenção policial, posse ilegal de arma de fogo e resistência.
Operação contra o PCC
A operação realizada na Favela do Moinho cumpria mandados de busca e apreensão contra alvos ligados à família do traficante conhecido como Léo do Moinho, que foi preso no ano passado. De acordo com as investigações, Léo fazia parte da chamada “sintonia” do PCC, chefiava a favela e também atuava na Baixada Santista.
Conforme o Ministério Público de São Paulo, a família de Léo do Moinho cobrava propina de famílias em acordos de reurbanização com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo, condicionando a liberação de cadastros e assinaturas ao pagamento exigido.
