Viagens de avião ou de carro na serra podem causar dor de ouvido e outros incômodos que vão até dores ou pressão na cabeça, nos dentes e até na face. O médico otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho Barros explica que essa sensação ocorre em função da mudança brusca de pressão durante a decolagem e o pouso, ou pela altura em que o carro se encontra.
“Esse desconforto pode passar em alguns minutos após o fim da viagem, mas dependendo da duração do voo, pode aumentar”, avisa.
Pensando em como evitar a dor, o especialista dá cinco dicas valiosas para quem está planejando viajar em breve. Confira:
1 – Manobra de Valsalva
Este é um método que aumenta a pressão intratorácica para equalizar a pressão dos ouvidos. “Consiste em inspirar, manter a boca fechada e apertar as narinas com os dedos enquanto força a saída de ar pelo nariz. É preciso tomar o cuidado de controlar a força do ar para não piorar ainda mais a dor”, explica.
Leia também
-
Entenda os riscos de usar cotonete e como cuidar da saúde do ouvido
-
Turista sofre infecção grave no ouvido após picada de aranha venenosa
-
Cera de ouvido pode ajudar a detectar Parkinson em estágio inicial
-
Como a cera de ouvido pode ajudar no diagnóstico de doenças graves
2 – Mastigar
De acordo com o otorrinolaringologista, mascar chicletes ou alimentos, de preferência duros, como maçã ou cenoura, pode ajudar a equilibrar a pressão no ouvido e evitar a dor. Isso porque este movimento força os músculos do rosto a se movimentarem, e a deglutição ajuda a diminuir a sensação de ouvido tampado.
3 – Provocar bocejo
O bocejo ajuda no movimento responsável por ativar os ossos e músculos da face, liberando a tuba auditiva e favorecendo o equilíbrio da pressão, aponta o médico.
Veja as outras dicas na reportagem do Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles
