As aplicações em ouro e no Ibovespa trouxeram os melhores retornos aos investidores em 2025, enquanto aportes em dólar e bitcoin tiveram o pior resultado em 13 opções listadas, segundo dados da consultoria Elos Ayta, publicado nesta terça-feira (30), após o fechamento do mercado.
O metal precioso — que acumula uma série de renovações da máxima neste ano — encerrou com alta de 65,24%. O resultado reflete a busca de proteção dos investidores em um ano marcado pela disparada de incertezas globais com as aplicações e recuos do tarifaço de Donald Trump.
A segunda posição ficou com Ibovespa, com avanço de 33,95% – o melhor desempenho para a bolsa brasileira desde 2016.
Bitcoin devolve ganhos e fica na lanterna
Na outra ponta, o bitcoin amarga a última colocação em todos os recortes. A queda da cripto, que neste ano chegou a bater a valorização recorde de US$ 126 mil, se acentuou nos últimos meses na carona da aversão a ações de tecnologia.
Os números mostram que o bitcoin perdeu 17,62% no ano.
A fuga dos investidores ocorre em meio ao crescente temor de bolha no segmento de inteligência artificial, que ganhou força no último trimestre, mesmo com resultados positivos de gigantes do setor.
Na sequência, o dólar Ptax — referência para contratos denominados em real em bolsas de mercadorias no exterior — recuou 11,14%.
