O papa Leão XIV celebrou uma missa nesta terça-feira (2) para dezenas de milhares de pessoas no Líbano, encerrando sua primeira viagem internacional como líder católico.
Leão fez um apelo às diversas comunidades do Líbano para que se unissem e resolvessem os inúmeros problemas do país assolado pela crise.
O primeiro papa americano, falando para a multidão na histórica orla de Beirute, implorou ao povo libanês que “se despojasse das armaduras de nossas divisões étnicas e políticas” e enfrentasse anos de conflito, paralisia política e miséria econômica.
“Devemos unir nossos esforços para que esta terra possa retornar à sua glória”, falou Leão a uma multidão de 150 mil pessoas, segundo dados do Vaticano.
Ele discursou horas após rezar perto dos escombros no local de uma explosão química em 2020 que devastou partes de Beirute.
O pontífice está visitando o Líbano há três dias, na segunda etapa de uma viagem ao exterior que começou na Turquia, onde fez um apelo pela paz no Oriente Médio e alertou que o futuro da humanidade está em risco devido aos conflitos sangrentos no mundo.
