Papa Leão XIV encontra Zelensky e pede “continuação de diálogo por paz”

O papa Leão XIV enfatizou a necessidade de continuar o diálogo visando uma “paz justa e duradoura” durante um encontro nesta terça-feira com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, informou o Vaticano em um comunicado.

O pontífice “reiterou a necessidade da continuidade do diálogo e expressou seu desejo urgente de que as atuais iniciativas diplomáticas resultem em uma paz justa e duradoura”, diz o comunicado.

“Além disso, as questões dos prisioneiros de guerra e a necessidade de garantir o retorno das crianças ucranianas às suas famílias também foram discutidas”, declarou a Santa Sé, que tem mediado o conflito entre Kiev e Moscou sobre a questão das crianças.

Zelensky se encontrou com o papa Leão XIV na residência papal de Castel Gandolfo, a cerca de 30 km a sudeste do Vaticano, e tem um encontro marcado com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, em Roma, ainda nesta terça-feira (9)

As conversas com o pontífice e Meloni acontecem em meio aos esforços de Zelensky, com o apoio de aliados europeus, para equilibrar um projeto de acordo de paz com a Rússia, apoiado pelos Estados Unidos, que é amplamente considerado favorável a Moscou.

Entenda plano de 28 pontos de Trump para paz entre Rússia e Ucrânia

Por que o aumento da resistência antimicrobiana é tão preocupante

A resistência aos antimicrobianos (RAM) — fenômeno em que bactérias, vírus, fungos e parasitas deixam de responder aos medicamentos disponíveis — continua avançando. Esse...

Endocrinologistas listam seis hábitos para evitar a diabetes tipo 2

Entre 1990 e 2022 dobrou no mundo a quantidade de adultos com diabetes, de acordo com um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS)....

Leila alfineta Flamengo após proposta pelo fim da grama sintética

As diretorias de Palmeiras e Flamengo levaram a rivalidade para fora das quatro linhas. A presidente da equipe alviverde, Leila Pereira, rebateu a atitude...