O Vaticano ganhou um novo reforço elétrico na garagem. A BMW ofertou ao Papa Leão XIV um iX xDrive60, SUV de luxo 100% elétrico. A entrega foi feita em Roma pelo CEO global da marca, Oliver Zipse, acompanhado de executivos da operação europeia e italiana.
O novo carro foi exibido com placa SCV-1, exclusiva para uso do pontífice. O novo modelo não substitui os veículos já utilizados pelo Papa, mas passa a ser mais uma opção para deslocamentos oficiais. Leão XIV já foi visto com um Volkswagen Tiguan, além do papamóvel Mercedes-Benz Classe G elétrico.
O modelo segue a linha adotada pelo Papa de apoiar iniciativas com menor impacto ambiental. A BMW, por sua vez, reforçou que o uso da iX como carro papal demonstra uma aproximação entre tecnologia, eficiência e redução de emissões.
A unidade destinada ao Vaticano segue o padrão europeu da versão intermediária xDrive60, equipada com pacote M Sport Pro e pintura Carbon Black. Há também com rodas opcionais M de 22 polegadas com efeito 3D.
O conjunto de dois motores elétricos entrega 544 cv e 76,5 kgfm de torque, garantindo desempenho digno de modelos esportivos. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 4,6 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada a 200 km/h.

A bateria tem 109,1 kWh, o que permite autonomia de até 672 km pelo ciclo WLTP. A recarga completa em corrente alternada (AC) leva cerca de 11h15 usando potência de 11 kW. Já em carregadores rápidos de corrente contínua (DC), é possível sair de 10% para 80% em aproximadamente 35 minutos, com potência de até 195 kW. Em condições ideais, 10 minutos de recarga podem adicionar entre 166 e 217 km de autonomia.
A iX do Papa é um SUV grande, adequado ao uso institucional. São 4,96 metros de comprimento, 1,97 m de largura e 1,70 m de altura, com entre-eixos de 3,00 m. O porta-malas oferece entre 500 e 1.750 litros, dependendo da posição dos bancos. O peso total é de 2.580 kg, e a capacidade de reboque chega a 2.500 kg.
A modelo traz uma lista extensa de itens de conforto e tecnologia para o transporte papal:
- Painel digital BMW Live Cockpit Plus com tela curva
- Sistema operacional OS 8.5 com navegação
- Sistema de som Harman Kardon
- Bancos dianteiros elétricos e aquecidos
- Volante aquecido
- Ar-condicionado automático de duas zonas
- Modos de condução My Modes (Sport, Efficient, Relax, entre outros)
Em segurança, o SUV inclui assistências como Driving Assistant Plus, controle de distância automático, frenagem autônoma e pacote completo de auxílio a manobras.
Quanto custaria o BMW iX do Papa no Brasil?
Na Europa, a versão xDrive60 configurada para o Papa custa cerca de €113.350, aproximadamente R$ 718 mil — sem impostos ou adaptações que seriam aplicados no mercado brasileiro. Por aqui, a BMW vende o iX ainda sem a reestilização já oferecida na Europa. O carro tem preços entre R$ 727.948 e R$ 1.144.95.
“Ônibus do papa”: Prevost é também uma marca centenária de veículos