Perícia médica da PF em Heleno envolve análise de laudos e exames

Os médicos peritos da PF (Polícia Federal) analisarão laudos do general Augusto Heleno para atestar se o ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) está com Alzheimer e, se sim, desde quando.

Na PF há uma área de perícia dedicada à medicina legal. Nesses casos, deve-se fazer a análise documental. O trabalho é dentro do INC (Instituto Nacional de Criminalística), da PF.

Segundo peritos ouvidos pela CNN Brasil, o trabalho já começou e precisa de celeridade. Os profissionais analisam o diagnóstico do militar com toda a documentação de exames, prontuários médicos e afins, faz um aprofundamento e conclui se, baseado naqueles documentos, há a doença.

Os peritos, porém, não descartam realizar exames no general. Essa parte precisaria de autorização para entrada na prisão. Heleno está detido no Comando Militar do Planalto, em Brasília.

Se essa etapa for realizada, a pessoa que está acometida daquele problema deverá ser ouvida. Os profissionais explicam que muitas vezes o paciente é submetido à verificação de sintomas e exame clínico.

Entenda

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), mandou na segunda-feira (1º) a PF fazer uma perícia médica, no prazo de 15 dias, sobre a saúde do general Augusto Heleno, ex-ministro do GSI.

A determinação ocorre em meio ao impasse sobre informações prestadas pela defesa de que Heleno é diagnosticado com Alzheimer.

Heleno foi condenado a 21 anos de prisão por envolvimento em tentativa de golpe de Estado. Na última terça-feira (25), com o trânsito em julgado da ação, ele foi levado ao Comando Militar do Planalto, onde está preso desde então.

Após a prisão, porém, a defesa de Heleno protocolou um pedido de domiciliar, alegando agravamento do quadro de saúde do general.

Os advogados afirmaram que Heleno, de 78 anos, sofre de comorbidades graves e faz acompanhamento psiquiátrico desde 2018. Depois, após determinação para esclarecimentos por Moraes, a defesa corrigiu a informação e informou que o ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) foi diagnosticado com Alzheimer apenas neste ano.

Esquema de vendas de jazigos em cemitério movimentou mais de R$ 1 mi em SC

O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) investiga um grupo suspeito de vender espaços e jazigos de forma irregular no cemitério de Palhoça (SC)....

Operação da PF identifica 63 vítimas de migração ilegal em Minas Gerais

A PF (Polícia Federal) realizou a Operação Monterrey, na manhã desta quarta-feira (3), em Ipatinga (MG), desarticulando um grupo especializado no envio ilegal de...

Trend nas redes, raspar os cílios pode causar lesões nos olhos

Uma nova tendência nas redes sociais, principalmente no TikTok, mostra homens raspando completamente os cílios como um suposto símbolo de masculinidade. A prática, que...