O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem aprovação mais alta do que o desempenho pessoal do presidente, segundo pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira (17).
Enquanto a administração federal é aprovada por 42%, Lula é aprovado por 35% — uma diferença de sete pontos percentuais. Por outro lado, 52% desaprovam a gestão e 56% desaprovam diretamente o petista.
O levantamento tem como base 2.500 entrevistas realizadas em 133 municípios brasileiros, entre 13 e 15 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
Se analisada a série histórica da pesquisa (veja os gráficos abaixo), que começa em março de 2024, é possível observar que a desaprovação do desempenho pessoal de Lula sempre superou a aprovação.
O pico de aprovação do presidente se deu em outubro do ano passado, quando o mandatário acumulava 41% de aprovação, contra 49% de desaprovação.
Já as taxas de aprovação do governo se inverteram em mais de uma oportunidade. No início da série histórica, em janeiro de 2023, a aprovação da gestão era maior do que a desaprovação. Isso se alterou em maio de 2024, depois em julho e, por fim, em dezembro daquele mesmo ano. Desde então, a curva de desaprovação permanece acima da de aprovação.

