A PF (Polícia Federal) investiga um esquema de contrabando e distribuição de cigarros de origem clandestina. A Operação Carga Oculta foi desencadeada na manhã desta quinta-feira (18), e resultou no cumprimento de três mandados de busca e apreensão no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ), sendo dois em endereços residenciais e um em local vinculado a uma pessoa jurídica.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidas dezenas de caixas de cigarros armazenadas em um galpão. Os agentes também recolheram um veículo de luxo blindado que, de acordo com a investigação, teria sido utilizado para escoltar o caminhão roubado no dia da apreensão que deu origem ao inquérito. Por decisão judicial, o veículo foi destinado à Polícia Federal para uso em atividades institucionais.
A apuração teve início em dezembro de 2024, após a PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreender, em Campos dos Goytacazes (RJ), uma carreta roubada que transportava dezenas de caixas de cigarros clandestinos. Na ocasião, duas pessoas foram presas em flagrante durante o transporte da carga, que foi apreendida junto com o veículo.
Com o avanço das investigações, conduzidas pela Delegacia da Polícia Federal em Campos dos Goytacazes, os policiais identificaram outro suspeito de envolvimento no esquema. Segundo a PF, ele seria responsável pela logística e pela distribuição dos cigarros, que eram transportados do Rio de Janeiro para o Espírito Santo.
O investigado poderá responder pelos crimes de contrabando e lavagem de dinheiro. As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis envolvidos.
