Preço do azeite cai pelo 10º mês consecutivo em novembro nos supermercados

O preço do azeite recuou em 0,37% em novembro, marcando o décimo mês seguido de queda, segundo o IPS (Índice de Preços dos Supermercados), calculado pela Apas (Associação Paulista de Supermercados), em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

O dado adiantado com exclusividade ao CNN Money mostra que, no acumulado de 2025, a queda chega a 22,69%.

Nos últimos dois anos, o preço do azeite é um dos que mais vinha pressionando o bolso do consumidor. Mudanças climáticas afetam as colheitas locais e a produção mundial de azeitona, afetando a fabricação e os valores do óleo.

A tendência de queda que se deveu em função da retomada da produção europeia e da isenção da alíquota de 9% sobre a importação do produto, segundo Felipe Queiroz, economista-chefe da Apas.

Em março, em meio a uma alta generalizada nos preços dos alimentos, o governo federal isentou as tarifas sobre uma série de produtos para controlar a inflação.

Segundo o economista, a redução dos preços do azeite tem colaborado para aliviar a pressão inflacionária no grupo de óleos como um todo.

Em novembro, o grupo registrou alta de 2,63%, mas acumula queda de 4,23% no acumulado do ano e redução de 1,01% em 12 meses.

Por que o governo Trump está pressionando a Venezuela? Entenda em 5 pontos

Os Estados Unidos têm aumentado a pressão militar na região do Caribe e contra o regime do ditador venezuelano, Nicolás Maduro. Nesta semana, o presidente...

Perseguição termina com cinco presos e um morto na zona Sul do Rio

Cinco suspeitos foram presos durante uma ação da Polícia Militar na madrugada deste domingo (21), na Rua da Passagem, em Botafogo, na zona Sul...

Gramado entra para o Guiness Book com festival de Natal mais longo do mundo

O Natal Luz de Gramado (RS) foi nomeado pelo Guiness Book, o livro dos recordes, como o festival de Natal mais longo do mundo....