Produção industrial avança em 8 dos 15 estados pesquisados em outubro

A produção industrial brasileira avançou em 8 dos 15 locais pesquisados em outubro deste ano, na comparação com o mês anterior, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (9/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O avanço no país como um todo em outubro foi de 0,1% na série com ajuste sazonal.

Os avanços mais acentuados foram registrados nos estados de Goiás (6,5%), Mato Grosso (5,8%), Amazonas (4,1%) e Rio de Janeiro (4,1%). Por outro lado, os maiores recuos ocorreram no Rio Grande do Sul (5,7%), Espírito Santo (1,7%), Pará (1,4%) e São Paulo (1,2%).

Produtos em destaques por estado no acumulado do ano

  • Espírito Santo – atividades de indústrias extrativas (óleos brutos de petróleo, minérios de ferro pelotizados ou sinterizados e gás natural).
  • Rio de Janeiro – indústrias extrativas (óleos brutos de petróleo e gás natural).
  • Pará – indústrias extrativas (minérios de manganês e de cobre – ambos em bruto ou beneficiados) e metalurgia (vergalhões de aços ao carbono).

A média móvel trimestral teve um crescimento de 0,1% no trimestre encerrado em outubro na comparação com o período finalizado no mês anterior. No trimestre os destaques foram: Goiás (3,4%), Mato Grosso (2,7%) e Amazonas (1,6%).

Na comparação com outubro de 2024, a houve uma retração no país como um todo de 0,5%. Neste comparativo, houve resultados negativos em 6 dos 18 locais pesquisados. Os recuos mais significativos foram verificados no Mato Grosso do Sul (17,8%), Rio Grande do Norte (9,5%) e Mato Grosso (8,2%).

Leia também

No acumulado no ano, a indústria brasileira tem expansão de 0,8%, conforme o IBGE. Os resultados positivos foram verificados em 10 dos 18 locais pesquisados. Os destaques são os estados do Espírito Santo (8,6%), Rio de Janeiro (4,6%) e Pará (3,8%).

Em 12 meses

No acumulado de 12 meses, houve crescimento de 0,9%. Quando é verificado o andamento em termos regionais, o IBGE apurou que 11 dos 18 locais pesquisados registraram taxas positivas em outubro de 2025, mas em 12 delas o índice foi negativo.

Leia também

No acumulado em 12 meses, a produção industrial cresceu 0,9%, mas prosseguiu assinalando perda de ritmo frente aos índices dos meses anteriores. Em termos regionais, 11 dos 18 locais pesquisados registraram taxas positivas em outubro de 2025, mas 12 apontaram menor dinamismo frente aos índices de setembro último.

No Rio Grande do Norte a retração da indústria no período de 12 meses passou de 9,8% em setembro para 11,9% em outubro. Comportamento semelhante ocorreu nos estados de Mato Grosso do Sul (de 10,1% para 12,2%) e Mato Grosso (de 2,1% para 4,1%).



Fonte: Metrópoles

Juliette anuncia pausa na carreira e revela motivo

Juliette Freire anunciou uma pausa na carreira musical. Segundo a paraibana, ela fez uma reflexão sobre o propósito dela na música, especialmente depois do...

Árbitra não expulsa atleta com dois cartões amarelos em partida em SP

A partida entre Minas Brasília e Centro Olímpico-SP, válida pela segunda rodada da Copinha Feminina 2025, terminou em 0x0 no estádio Nicolau Alayon, em...

Filipe Luís abre o jogo sobre presença de Pedro no Intercontinental

Filipe Luís mostrou otimismo sobre a presença de Pedro numa possível final do Intercontinental, no dia 17 de dezembro, contra o PSG. Antes de...