Programa Agora Tem Especialistas amplia saúde no SUS

Em 2025, o Ministério da Saúde ampliou e qualificou o acesso ao atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do programa Agora Tem Especialistas. Entre as ações estruturais estão a oferta de radioterapia para o tratamento do câncer em todos os estados e o fortalecimento da rede de oncologia, com novos medicamentos e a ampliação de exames especializados, o que tem permitido maior agilidade no atendimento em diferentes regiões do país.

Para alcançar áreas com menor oferta de serviços, o programa utiliza estratégias como o atendimento itinerante por carretas de saúde. Atualmente, 41 unidades móveis estão em operação em todas as regiões do Brasil, com previsão de expansão até o fim de 2026, levando consultas, exames e procedimentos especializados a populações urbanas, rurais, indígenas e ribeirinhas.

Atendimento especializado mais próximo da população

As ações incluem ainda a realização de mutirões e o reforço da rede hospitalar da rede privada. Em Tabatinga, no Amazonas, o líder indígena Eládio Kokama realizou uma cirurgia oftalmológica em um mutirão promovido na região. No Rio de Janeiro, a paciente oncológica Tânia Aparecida passou a realizar seu tratamento com mais agilidade no Instituto Nacional de Câncer (Inca), dentro da rede pública especializada.

Na área de saúde da mulher, o programa contribui para ampliar o acesso a exames preventivos. Dados do Ministério da Saúde indicam que 93,1% das mulheres realizaram mamografia neste ano, resultado associado à expansão da rede de exames e à descentralização do atendimento especializado.

Com a integração de exames, cirurgias, tratamentos oncológicos e atendimentos especializados, o Agora Tem Especialistas amplia a presença do SUS em diferentes territórios e reforça o atendimento especializado como parte essencial do cuidado contínuo em saúde no país.

“Stranger Things”: Millie Bobby Brown perdeu a exibição do último episódio

Millie Bobby Brown, 21, que interpreta Onze na série “Stranger Things“, faltou à festa organizada pelo elenco no Paris Theatrer, em Nova York, nos...

Foragido da Justiça, presidente do IVL usa redes sociais para rebater PGR

O presidente do IVL (Instituto Voto Legal), Carlos Rocha, condenado na ação penal que apurou a tentativa de golpe de Estado, usou as redes...

Polícia da Holanda prende suspeito de fazer parte do Estado Islâmico

A polícia holandesa prendeu um homem sírio de 29 anos, suspeito de ser membro do Estado Islâmico e de planejar um ataque em algum...