O ator, diretor e comentarista de Carnaval Haroldo Costa, que morreu neste sábado (13/12), aos 95 anos, começou a trabalhar na TV Globo como diretor de musicais, além de ter sido diretor de programas de auditório.
Ele foi responsável por dirigir nomes como Dercy Gonçalves, Chacrinha e Moacyr Franco.
4 imagens

Fechar modal.![]()
1 de 4
Haroldo Costa
Reprodução/Instagram/@haroldocostaoficial
2 de 4
Haroldo Costa
Reprodução/Instagram/@haroldocostaoficial
3 de 4
Haroldo Costa
Reprodução/Instagram/@haroldocostaoficial
4 de 4
Haroldo Costa
Reprodução/Instagram/@haroldocostaoficial
Leia também
Como ator, lançou no Teatro Experimental do Negro, quando atuou na peça O Filho Pródigo, de Lucio Cardoso. Ele também foi o protagonista da peça Orfeu da Conceição, se consagrando como primeiro ator negro a atuar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Por influência do pai, se firmou no Carnaval carioca e integrou o corpo oficial de jurados dos desfiles organizados pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).
“Acho que a definição mais correta do brasileiro é feita através do Carnaval, eu acredito piamente nisso”, disse ao Memórias Globo.
Haroldo é responsável por livros que contam a história do Carnaval, como Salgueiro: Academia de Samba (1984), 100 Anos de Carnaval no Rio de Janeiro (2001) e Ernesto Nazareth – Pianeiro do Brasil (2005).
Morte de Haroldo Costa
A morte de Haroldo Costa foi divulgada pela família dele nas redes sociais, mas sem revelar a causa de seu falecimento.
“A família do Haroldo Costa vem informar a todos o seu falecimento na data de hoje. Em breve iremos dar as informações sobre velório e sepultamento”, diz o comunicado.
Fonte: Metrópoles
