Os candidatos cotados para uma eventual disputa ao Senado por Pernambuco no ano que vem aparecem em cenários acirrados, segundo pesquisa do instituto Real Time Big Data divulgada nesta quinta-feira (11).
Em 2026, a Casa Legislativa renova 2/3 das suas cadeiras, elegendo dois parlamentares por estado.
Ao todo, cinco cenários foram testados. Foram ouvidas 1.200 pessoas, entre os dias 9 e 10 de dezembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
No primeiro cenário, o senador Humberto Costa (PT) aparece com 24%, contra 19% de Silvio Costa Filho (Republicanos), atual ministro de Portos e Aeroportos. Em seguida, o ex-deputado federal Anderson Ferreira (PL), soma 17%. Já o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) tem 15%.
Em um segundo panorama, Costa segue com 25%, contra 20% do ministro Silvio Costa Filho. Ferreira marca 18%, enquanto o senador Fernando Dueire (MDB-PE) tem 9%.
Já no terceiro cenário, o senador do PT chega a 26%, seguido pelo ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União), que tem 24%. O ex-parlamentar Anderson Ferreira anota 19%, enquanto o senador Dueire registra 9%.
Em um quarto cenário testado, a ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) tem 26%. Já Humberto Costa e Anderson Ferreira empatam, ambos em 21%. O senador Fernando Dueire marca 11%.
No último panorama, o senador Humberto Costa chega a 25%, já Costa Filho tem 21%. Eduardo da Fonte soma 16%, seguido por Dueire, com 9%.
*Sob supervisão de Douglas Porto
