Receita Federal desmente nova cobrança de imposto sobre Pix

A Receita Federal voltou a desmentir, nesta segunda-feira (29/12), informações falsas que circulam nas redes sociais sobre uma suposta cobrança de imposto sobre transações via Pix e a aplicação de uma multa de 150% para contribuintes que não declarassem essas movimentações.

Em nota, o órgão reforçou que não existe tributação sobre transferências financeiras, nem qualquer previsão legal para taxar operações feitas por Pix, TED, DOC ou cartões.

A Receita também esclareceu que não há multa nesse percentual relacionada a esse tipo de movimentação.

“Não existe nenhuma tributação de 27,5% em transações, é completamente falso; também é mentira que exista qualquer multa de 150% por falta de declaração”, diz.

Leia também

Segundo o Fisco, as mensagens enganosas misturam informações verdadeiras, como mudanças nas regras do Imposto de Renda, com dados inventados, criando confusão e alarmismo entre contribuintes.

Um dos boatos mais recorrentes cita uma suposta cobrança automática sobre valores movimentados acima de determinado limite, o que é falso.

A Receita destacou ainda que o monitoramento de movimentações financeiras, quando ocorre, não significa cobrança de imposto, mas faz parte dos mecanismos de cruzamento de dados já previstos em lei para identificar inconsistências em declarações.

O órgão orienta a população a desconsiderar mensagens não oficiais e buscar informações apenas nos canais institucionais da Receita Federal e do governo.

A disseminação de fake news, segundo o Fisco, pode levar a decisões financeiras equivocadas e prejuízos aos contribuintes.

“A única verdade que mensagens falsas não querem contar é que: a partir de janeiro quem ganha até R$ 5 mil estará completamente isento do imposto de renda e quem ganha até R$ 7.350 terá desconto. Isso é o que os autores dessas mensagens falsas não querem que a população saiba.
Não caia em fake news!”, reforçou o comunicado.



Fonte: Metrópoles

O Fim de uma Era? TRT mantém anulação da “Chapa Branca”, impõe nova derrota a Rosana Nascimento e determina outra eleição

O cenário político-sindical do Acre sofreu mais um abalo jurídico nesta quinta-feira, 12. Em decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14),...

Sobre Bocalom e Gherlen Diniz, do ostracismo ao trono, sua amnésia seletiva e a escada quebrada do poder

Na política acriana, a lealdade costuma durar apenas o tempo necessário para que o "aliado" alcance o próximo degrau. O que assistimos hoje, com...

Leila manda recado após vitória do Palmeiras: “Estão todos calmos”

Presidente do Palmeiras, Leila Pereira comemorou a vitória do Palmeiras por 3 x 1 contra o Internacional Fonte: Metrópoles