O futebol brasileiro começou a conhecer os primeiros campeões de 2025 em março. No período, foram definidos os campeões estaduais do Paulistão, Carioca, Gaúcho, Mineiro e Baiano.
Os campeões foram: Corinthians (Paulistão), Flamengo (Carioca), Internacional (Gaúcho), Atlético Mineiro (Mineiro) e Bahia (Baiano).
Ainda no futebol, no dia 25 de março, a Argentina goleou o Brasil por 4 x 1 no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O resultado provocou a demissão de Dorival Júnior, atualmente técnico do Corinthians.
Caso Luighi
Um triste caso de racismo também marcou o mês. Na Libertadores Sub-20, o atacante Luighi, do Palmeiras, foi alvo de ataques por torcedores do Cerro Porteño, do Paraguai. A partida terminou 3 x 0 para o Alviverde.
O incidente ocorreu aos 78 minutos de jogo. Um torcedor fez gestos imitando um macaco em direção a Luighi. O homem segurava uma criança nos braços.
3 imagens
Fechar modal.![]()
1 de 3
Homem com criança no colo fez gestos imitando macaco em direção aos jogadores
Reprodução
2 de 3
Luighi chora ainda durante a partida
Reprodução
3 de 3
Atacante desabafou ao fim do jogo
Reprodução
O jogador desabafou após o jogo e chorou durante entrevista: “Não, não. É sério isso? Vocês não vão me perguntar sobre o ato de racismo que ocorreu hoje comigo? É sério? Até quando vamos passar por isso? Me fala, até quando? O que fizeram comigo é crime, não vai perguntar sobre isso?”, indagou Luighi.
Assista:
Flamengo conquista a Libertadores Sub-20
O Palmeiras, time de Luighi, chegou à final da Libertadores, mas perdeu para o Flamengo.
O Verdão passou em primeiro no Grupo C, que contava com Cerro Porteño, Blooming e Independiente del Valle. Foram três vitórias, nove pontos. O clube marcou 12 gols e não sofreu nenhum. Na semifinal, triunfo por 2 x 0 contra o Belgrano.
O Flamengo também se classificou para a semifinal com facilidade. Foram duas vitórias e um empate no Grupo A, que tinha Danubio, O’Higgins e Olímpia. Antes da final, o Mengão reencontrou o Danubio e venceu novamente.
A final, disputada no dia 16/3, um domingo, terminou empatada no tempo regulamentar. Nos pênaltis, os cariocas venceram por 3 x 2.
Bortoleto na Fórmula 1
O Brasil voltou a figurar na Fórmula 1. Gabriel Bortoleto estreou na modalidade em 16 de março de 2025, no GP da Austrália. O paulista quebrou um jejum de oito anos sem pilotos brasileiros na competição. Ele não completou a corrida.
3 imagens
Fechar modal.![]()
1 de 3
Brasileiro classificou estreia como positiva, apesar do acidente
Santanu Banik/Speed Media/Icon Sportswire via Getty Images
2 de 3
Bortoleto e Hulkenberg, pilotos da Sauber na Fórmula 1
Bryn Lennon – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
3 de 3
Hulkenberg acredita no sucesso de Bortoleto.
Divulgação/Sauber
Surfe
Yago Dora derrotou Italo Ferreira e conquistou etapa de Peniche na WSL. O paranaense alcançou somatório 13.37 (6.70 + 6.67) contra 12.43 (7.43 + 5.00) do potiguar.
Fonte: Metrópoles
