Ícone do site O SERINGAL

Retrospectiva 2025: morte de Diogo Jota e Chelsea campeão marcam julho

retrospectiva-2025:-morte-de-diogo-jota-e-chelsea-campeao-marcam-julho

Retrospectiva 2025: morte de Diogo Jota e Chelsea campeão marcam julho

O mês de julho no esporte foi de tristeza. A morte precoce de Diogo Jota marcou o mundo do futebol com uma triste despedida. Apesar da tragédia, alegrias inesquecíveis também estiveram presentes, como a vitória de Jack Sinner na decisão de Wimbledon e a conquista do Chelsea na Copa do Mundo de Clubes da Fifa.

Em série de retrospectiva de 2025, o Metrópoles reúne um compilado do que aconteceu de mais relevante em cada mês. Confira abaixo os eventos que marcaram o 7º do ano.

4 imagensFechar modal.1 de 4

Wimbledon: Sinner se tornou o primeiro italiano a vencer o Grand-Slam

Julian Finney/Getty Images2 de 4

A Inglaterra conquistou a sua segunda Eurocopa após vencer a Espanha

Joan Cros – Corbis/Getty Images3 de 4

Donald Trump. presidente dos Estados Unidos, esteve presente na comemoração do título do Chelsea.

Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images4 de 4

Diogo Jota faleceu no começo do mês

Gualter Fatia/Getty Images

Leia também

Morte de Diogo Jota

O mundo do esporte acordou triste no dia 3 de julho de 2025. Atacante da seleção de Portugal e do Liverpool, Diogo Jota morreu, aos 28 anos, vítima de um acidente de carro na Espanha. Ele estava acompanhado de seu irmão, o também jogador de futebol André Silva.

Em abril, Jota conquistou, pelo Liverpool, o título da Premier League. Além disso, menos de um mês antes de morrer, o atacante foi campeão da Nations League por Portugal.

Copa do Mundo de Clubes

O mês de julho começou com o mata-mata da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. As quatro equipes disputaram esta fase, mas Flamengo e Botafogo caíram nas oitavas, ainda em junho. No dia 4 de julho aconteceram as partidas de quartas de final, com o Palmeiras perdendo por 2 x 1 para o Chelsea. Já o Fluminense, bateu o Al Hilal, também por 2 x 1.

Na semifinal, Fluminense e Chelsea se enfrentaram, e o time inglês levou a melhor: placar de 2 x 0 com dois gols do brasileiro João Pedro. Na decisão, os Blues ficaram com o título do Mundial após derrotarem o PSG por 3 x 0.

Eurocopa Feminina

A Europa reuniu as melhores seleções do futebol feminino do continente para a Eurocopa Feminina, disputada na Suíça. Entre as favoritas, estavam Inglaterra e Espanha, que decidiram o título em duelo emocionante.

Caldentey abriu o placar para as espanholas, mas Russo empatou para as inglesas. A partida, então, foi para os pênaltis, e a Inglaterra levou a melhor por 3 x 1. Vale lembrar que uma das estrelas da equipe campeã, Lucy Bronze, jogou o torneio com a tíbia fraturada.

Torneio de Wimbledon

A rivalidade de Jannik Sinner e Carlos Alcaraz teve mais um capítulo na grama sagrada de Wimbledon. Os dois principais tenistas do mundo disputaram a final do torneio realizado na Inglaterra. Diferente de Roland Garros, dessa vez, quem levou a melhor foi Sinner. O italiano venceu por 3 sets a 1, parciais de 4/6, 6/4, 6/4 e 6/4.

Entre as mulheres, a polonesa Iga Swiatek não deu chances para a americana Amanada Anisimova e venceu por 2 x 0 e sem perder nenhum game da partida.

Liga das Nações Feminina de Vôlei

Um clássico do vôlei feminino decidiu a Liga das Nações de 2025. Brasil e Itália chegaram à final da competição com grandes campanhas. Contudo, o resultado final foi favorável para a equipe que tem a oposta Paola Egonu como líder técnica. As italianas venceram as brasileiras por 3 sets a 1 e ficaram com o título.

Basquete brasileiro brilha nos Jogos Mundiais Universitários

O Brasil conseguiu um resultado impressionante no basquete dos Jogos Mundiais Universitários, disputados na Alemanha. A equipe verde e amarela derrotou os Estados Unidos por 94 x 88 e conquistou a medalha de ouro na modalidade. Foi o melhor resultado desde 1963, quando a competição foi realizada em Porto Alegre (RS). O maior pontuador do duelo foi o ala brasileiro Adyel Borges, com 25 pontos.


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile